HomeHistórico Veicular

Comprar carro em leilão: será que vale a pena?

Comprar carro em leilão: será que vale a pena?

Tempo de Leitura: 2 minutos

O preço de um automóvel no Brasil não costuma ser um dos mais em conta, por isso, para o brasileiro médio que quer um veículo para se locomover, só resta procurar por meios alternativos. Uma dessas formas, definitivamente, é comprar carro em leilão.

Contudo, esse tipo de alternativa precisa de alguns cuidados para não cair em uma armadilha. Afinal, a escolha de um automóvel vai além do preço! Existem outras condições que devem ser observadas, como modelo, quilometragem, cor, o estado das peças etc.

Pensando em todas essas questões que envolvem um leilão, nós separamos as principais vantagens e desvantagens de se adquirir um carro dessa forma. Neste artigo, você vai ver:

  • A importância da procedência do automóvel.
  • Quais são as dificuldades em fazer seguro.
  • Quais são os descontos.

Acompanhe!

O que saber antes de ir a um leilão?

Um ponto que necessita de muita atenção do interessado é a especificação do leilão, isto é, o descritivo de venda no edital. É nesse documento que o comprador encontrará todos os dados sobre o veículo leiloado e poderá se informar melhor sobre suas particularidades.

Também é muito importante se atentar sobre a procedência do carro. Bens de leilão podem vir de diferentes origens, desde roubos até falta de pagamento. Normalmente, a maioria desses produtos surge da segunda categoria, mas é sempre bom procurar saber.

Além disso, vá ao evento de vistoria física, pois é ali que será possível ver como o automóvel está fisicamente. Esse momento, geralmente, acontece antecipadamente ao leilão. Nessa circunstância, estar acompanhado de um mecânico de confiança pode ser uma boa forma de fazer uma checagem mais efetiva.

Quais os prós e contras de se adquirir um carro em leilão?

A seguir, vamos conhecer as vantagens e desvantagens de se comprar um carro em leilão:

Descontos de até 50%

Talvez esse seja o motivo que mais atraia pessoas a adquirir um carro dessa maneira. Comparando com outros preços do mercado, conferindo os valores pela tabela FIPE, os veículos em leilão costumam ter descontos de 30% a 50%.

Sem dívidas

Os carros nessa situação possuem a garantia de que o valor do leilão cobrirá todas as dívidas que o automóvel possuir, inclusive, IPVA, multas, entre outros débitos. Isso é uma regra assegurada por lei e pode ser conferida no Código de Trânsito Brasileiro, no Artigo 328.

Problemas mecânicos

O nosso primeiro contra da lista é que um carro adquirido em leilão pode vir com problemas. Algumas dessas falhas só são descobertas na hora em que o interessado pega o veículo. Nesse caso, não tem jeito: é o comprador que precisa arcar com os consertos. Por isso, a importância de ir na vistoria e analisar pessoalmente o carro antes de levá-lo.

Dificuldade em fazer seguro

Outra coisa que pode ser um problema para esse tipo de carro, é a dificuldade em relação aos seguros. Empresas que fornecem esse benefício não costumam ter uma boa impressão desse tipo de automóvel, existindo a possibilidade das seguradoras não aceitarem ou então cobrarem altos preços para fornecer o serviço.

Com as informações deste post, ficou claro quais são os prós e contras de se comprar carro em leilão? Quer continuar se informando mais sobre veículos? Então, acesse já o nosso texto sobre consultas na base nacional veicular!

tags: veicular, leilão, carro

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0