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Como cobrar um cliente? Entenda o quê fazer neste checklist!

Como cobrar um cliente? Entenda o quê fazer neste checklist!

Tempo de Leitura: 2 minutos

Como cobrar um cliente? Certamente, essa é uma pergunta que está relacionada com um dos momentos mais delicados para quem tem um empreendimento. Afinal, tentar evitar o calote e não perder seus consumidores é uma tarefa que requer atitudes estratégicas para não prejudicar sua imagem e não perder dinheiro.

Entendendo essa dificuldade, nós vamos ajudar você a lidar com essa questão. Neste texto, você vai entender:

  • Como criar um histórico de consulta.
  • Como usar os canais de cobrança.

Confira!

Consulte o histórico do cliente

Aqui, o importante é analisar os hábitos do cliente em relação ao seu empreendimento, afinal, existe uma diferença gritante entre ter uma dívida de uma semana e ter o hábito de sempre dever e chegar ao ponto do débito atingir mais de três meses, por exemplo.

Por isso a importância do histórico, já que saber como o cliente se comportou com sua empresa ao longo do tempo é uma ótima maneira de avaliar qual é a melhor forma de abordá-lo.

Elabore um roteiro

Para pôr em prática essa estratégia, será necessário que a sua empresa invista no atendimento. Profissionalizar o setor de cobrança deve ser o objetivo e a melhor forma de fazer isso é desenvolvendo rotinas e métodos padronizados.

Procure fazer alguns testes de melhores abordagens e avaliar aquelas que realmente oferecem resultados. Assim, a gestão do seu negócio pode desenvolver um passo a passo para a equipe seguir. Não esqueça de, ao desenvolver uma forma de cobrar o cliente, sempre se basear na política de cobrança do Código de Defesa do Consumidor para evitar problemas jurídicos.

Oriente os funcionários

É muito importante entender que, nesse tipo de situação, o objetivo é evitar que o cliente se ofenda. Para isso, investir no treinamento da equipe de cobrança, para que ela saiba como lidar com o cliente sem prejudicar sua intenção de volta ao negócio, é fundamental.

É também muito importante que os funcionários estejam preparados para não se sentirem constrangidos com qualquer atitude mais agressiva dos consumidores. Lembre-se que a cobrança é uma prática garantida pela legislação. A comunicação precisa ser clara e deve transmitir confiança sem assustar o cliente.

Conheça as formas de cobrar

Hoje em dia, há diversos canais que possibilitam entrar em contato com as pessoas. Caso saiba se adequar à linguagem delas, essas ferramentas podem ser bem úteis para entrar em contato com o consumidor, principalmente para lembrá-los das contas em atraso.

Inclusive, se a empresa tem os endereços de contato do devedor, é possível se comunicar com ele por meio de SMS, e-mail ou telefone. A mensagem de celular, por exemplo, pode ser extremamente vantajosa, já que, além de ir diretamente para o devedor, oferece a possibilidade de mandar uma segunda via.

Temos a certeza de que, com essas dicas, sua empresa estará preparada para saber como cobrar um cliente sem constrangimento. Quer saber como evitar lidar com clientes inadimplentes? Então, acesse o nosso outro post e descubra as melhores táticas para trabalhar com esse tipo de pessoa. Boa leitura!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

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