Aquilo que não pode ser medido também não pode ser controlado. Essa máxima, embora aparentemente simples, resguarda uma postura altamente focada em re
Aquilo que não pode ser medido também não pode ser controlado. Essa máxima, embora aparentemente simples, resguarda uma postura altamente focada em resultados. E você deve aplicá-la no seu time de vendas.
Gestores que apostam em indicadores de desempenho, monitorando a performance de seus processos e de sua equipe, têm mais segurança para tomar decisões estratégias e desenvolver o negócio. Quer entender isso melhor? Então, não deixe de ler este post!
Veremos, aqui, um pouco mais sobre a importância de contar com bons indicadores de desempenho, além de explicarmos alguns dos mais relevantes deles para o time de vendas:
- Ciclo de vendas.
- CAC.
- Ticket médio.
Preparado? Então, boa leitura!
Por que é importante medir os indicadores de desempenho?
Os resultados da empresa dependem diretamente da sinergia de seus processos. Ou seja, para que ela possa crescer e se sustentar em um mercado altamente competitivo, é imprescindível que suas rotinas funcionem a contento, assegurando a saúde da organização.
Pois essa é justamente a função dos indicadores de desempenho. Ao monitorar, via dados, a performance da equipe na execução das atividades, o gestor ganha mais segurança e agilidade para avaliar cenários e tomar decisões.
Não seria equivocado dizer, portanto, que a qualidade e a efetividade das métricas de desempenho estão diretamente associadas à velocidade com que a empresa consegue se desenvolver. Afinal, as informações operacionais são a base que sustentará todo o desenvolvimento posterior.
Quais são os principais indicadores de desempenho para a equipe de vendas?
Ao time comercial, as métricas de performance são essenciais para garantir a eficiência e a lucratividade das negociações. Por isso, é essencial que os gestores se dediquem a construir e monitorar indicadores que respaldem sua atividade. Vejamos, então, os principais deles:
1. Ciclo de vendas
O ciclo de vendas diz respeito ao tempo dispendido em todo processo de negociação — da captação do contato à efetivação do negócio. Trata-se, de forma geral, de uma métrica empregada para ponderar, em média, o grau de maturação de cada abordagem.
Se o ciclo de vendas é de 3 meses, por exemplo, é preciso organizar o departamento (e suas prospecções) para que não haja lacunas de faturamento, garantindo a saúde financeira da empresa.
2. CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
O CAC é um indicador cada vez mais relevante para a equipe Comercial. Essa métrica avalia o investimento necessário para converter um cliente, abrangendo todas as ações efetivadas no processo de negociação.
O CAC envolve, por exemplo, o orçamento de marketing, o custo de visitas in loco e as margens de negociação (tais como descontos). Assim, ao dispor desse indicador o líder tem mais segurança para traçar planos estratégicos, reduzir gastos e maximizar resultados.
3. Ticket médio
O ticket médio é, em essência, a média do que é gasto pelo cliente a cada nova compra. Para obtê-lo, basta dividir o faturamento total pelo número de consumidores — de acordo com o período preestabelecido.
Esse indicador permite que a equipe de vendas visualize a efetividade de suas abordagens e, assim, consiga estruturar um plano de ações voltado a potencializar as vendas por cliente.
Diante disso, como vemos, vale reforçar que os indicadores de desempenho são fundamentais para munir o gestor de dados transparentes, possibilitando a tomada de decisões mais acertadas. O resultado? Mais saúde e crescimento à empresa!
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