HomeHistórico Veicular

Potência do motor: quais são os tipos e como escolher a adequada?

Potência do motor: quais são os tipos e como escolher a adequada?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Qual é a potência do motor ideal para dirigir durante sua rotina? Pessoas que vivem em lugares mais urbanos podem ter respostas diferentes de quem prioriza viagens, por exemplo. Por isso, existem opções que se adequam a todos os gostos.

Conhecer os tipos é um aspecto que pode fazer uma diferença na hora da compra. Mas será que você sabe quais são eles? Vamos esclarecer ao longo do post, explicando o que você vai precisar observar em cada um. Preparado?

Cilindradas

A cilindrada mede a capacidade de um motor em centímetros cúbicos (cm³ ou cc) e revela o volume de ar e combustível que pode ser queimado durante a combustão. Por isso, números maiores indicam potências e desempenho igualmente altos.

Ainda assim, o consumo é um ponto que deve ser levado em conta na hora da escolha. Isso porque motores de baixa cilindrada tendem a representar menos gastos, equilibrando a balança de economia e performance.

Litros

Você já deve ter ouvido falar que um carro era 1.0, 1.4 ou 1.8, não é? Esses números também dizem respeito às cilindradas, representando com outra unidade. Um carro com 1000 cc é o equivalente a um 1.0.

A mesma análise usada para cilindradas serve aqui. Motores 1.0, por exemplo, consomem menos combustível e são mais recomendados em perímetro urbano. 2.0, por sua vez, servem para os que apreciam alta performance.

Horsepower

Horsepower (HP) é a medida criada pelo escocês James Watt (o mesmo que deu o nome para a unidade “watt”) para analisar a capacidade com uma métrica de comparação que fizesse sentido no século XIX.

A unidade britânica é diferente do nosso cavalo-vapor e não é usada no sistema internacional de medidas (SI). Para isso, a unidade “watt” é a mais adequada para definir potência.

Cavalo-vapor

O cavalo-vapor (CV) vale um pouco menos que o HP e os veículos costumam vir com os valores convertidos. É uma adaptação do HP proposta pelo Instituto Alemão de Normatização, usando as medidas do sistema métrico,

Os alemães criaram sua própria versão do HP, o pferdestärke (PS) — traduzido para vários países (como o Brasil) representa cerca de 98% do HP original. A equivalência é usada para contextos em que a diferença de potência não é muito relevante.

Válvulas

As válvulas abrem e fecham de acordo com o ciclo do motor e um número alto costuma indicar uma maior quantidade de ar, além de uma boa performance em altas rotações. Um número menor de válvulas é recomendado para a direção em ambientes urbanos.

Observar de perto a potência do motor ajuda a decidir qual é o carro mais adequado para seu perfil de consumo. Existem vários tipos e o indicador vai aparecer de forma diferente em vários casos.

Ainda é importante ficar de olho em outros aspectos do carro. Um bom desempenho costuma ser acompanhado de gastos mais altos com combustível, por exemplo, variando em cada caso.

O que acha receber dicas exclusivas para aprender ainda mais sobre como escolher o melhor veículo? Assine nossa newsletter e receba novidades na sua caixa de e-mail!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0