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O que é scoring de crédito? Entenda aqui!

O que é scoring de crédito? Entenda aqui!

Tempo de Leitura: 4 minutos

O scoring de crédito é um recurso bastante utilizado por consumidores e empresas, principalmente as varejistas, que costumam lidar diretamente com o público.

A ferramenta, que ganha força e relevância enquanto instrumento analítico, tornou-se uma importante aliada no combate à inadimplência, conferindo mais assertividade às concessões de crédito. A partir de um método simples, mas eficaz, é possível avaliar a segurança financeira de cada negócio fechado, levantando eventuais riscos de débito.

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o conceito, saberá como o cálculo funciona e verá como o scoring de crédito é usualmente empregado nas empresas contemporâneas. Além disso, também terá acesso às vantagens do método, descobrindo de que forma é possível consultar as informações de crédito de modo simples e eficiente. Boa leitura e bons insights!

O que é scoring de crédito e como ele é utilizado nas empresas?

No momento de fechar uma compra parcelada, é comum que a empresa analise as informações do cliente e avalie os riscos de conceder o crédito. Ainda que a política da organização, no que compete aos métodos de análise, possa variar, é importante sinalizar que o levantamento de informações deve ser o mais pertinente e crível possível, garantindo que a mensuração seja condizente à realidade do consumidor.

Para conferir mais robustez e transparência às decisões de crédito, é comum que as empresas utilizem metodologias reconhecidas. Quando a pesquisa de crédito se ampara em padrões comprovados e segue uma metodologia automatizada, os índices gerados são mais confiáveis e relevantes.

O scoring de crédito é um ótimo exemplo disso. Na prática, o termo se refere a uma avaliação de pontos que, a depender da faixa em que o cliente se posiciona, determina a viabilidade da compra parcelada. Trata-se, de maneira geral, de um índice que define o nível de segurança de determinado negócio, calculado a partir dos dados do cliente.

Nas empresas, é bastante comum que o scoring faça parte do processo de análise de crédito em, por exemplo, solicitações de:

  • financiamentos;
  • liberação de cartões de crédito;
  • empréstimos;
  • parcelamentos.

Nesse contexto, o índice ajuda a decidir as condições da venda — se é possível aplicar valores mensais maiores ou se é preferível estender as mensalidades — e contribui para fixar os riscos de cada negócio. Cabe, então, à organização a missão de bater o martelo e efetivar ou não a transação.  

Como o scoring de crédito funciona?

Para calcular o nível de crédito de um cliente em potencial, algumas informações precisam ser levantadas e analisadas. No Brasil, os indicadores são compilados por meio de informações públicas, geralmente cedidas e armazenadas por bancos e instituições focadas em análise de crédito

A partir da segmentação de grupos — com características semelhantes, tais como idade e renda — e de acordo com o histórico do consumidor, é possível estimar sua disposição à quitação de eventuais débitos. Na análise, é comum que sejam  utilizadas informações de ocorrências como:

  • inadimplência em compras anteriores;
  • protestos judiciais, no caso de cobranças em aberto;
  • emissão de cheques sem fundo;
  • ações de busca e apreensão, em função de pagamentos não efetivados;
  • parte em falência ou recuperação judicial de empresas.

Após ponderar as informações e estabelecer o índice do cliente, geralmente usando uma contagem de pontos, a empresa tem mais recursos e segurança para liberar ou barrar o crédito da compra. 

É importante reforçar que não se trata apenas de endossar os resultados comerciais, mas também de garantir a saúde da organização no que diz respeito ao Fluxo de Caixa. Afinal, sempre que um pagamento deixa de ser executado, a previsão de entradas e saídas é afetada, comprometendo inclusive os pagamentos e os investimentos da companhia.

Por que utilizar o scoring de crédito?

A essa altura, você provavelmente já percebeu que o scoring de crédito pode ser descrito como um método de avaliação de riscos. Para as empresas, a utilização dos dados em análises prévias tende a agregar mais confiabilidade ao processo — tanto comercial quanto administrativo. 

Uma das principais preocupações é, sem dúvidas, a inadimplência. Para combatê-la, as linhas de crédito concedidas precisam se alicerçar sobre bases sólidas de cálculo, garantindo que o parecer seja o mais verossímil possível. 

O scoring de crédito, portanto, funciona para estabelecer regras seguras de parcelamento, identificando perfis e situações que requeiram mais cuidado. Tudo para que o fluxo operacional da empresa — que conta com a liquidez de seus rendimentos para cumprir com suas próprias obrigações — não seja seriamente comprometido.

Além disso, vale lembrar que o nivelamento de crédito pode ser eficiente na missão de estabelecer linhas de crédito mais adequadas a determinados grupos de clientes, favorecendo os retornos da companhia. A prática maximiza a segurança das empresas, que retificam suas concessões com base em dados atualizados e, inclusive, tende a impedir que o consumidor se endivide. 

Como consultar o scoring de crédito do cliente?

Diante de todas as informações apresentadas, não seria equivocado dizer que o scoring de crédito deve ser encarado como um recurso valioso na operação financeira e estratégica. A consulta dos dados de pagamento permite confirmar se o cliente mantém um cadastro positivo — o que significa que está sempre com as contas em dia — ou se enfrenta dificuldades para pagar as contas em aberto.

Cabe ao gestor, portanto, desenvolver uma rotina de análise e recorrer às ferramentas certas de consulta, garantindo a assertividade das avaliações financeiras. O Cred Net Light, solução completa da Rede Cred Auto, é uma excelente escolha para acessar informações e conhecer os scorings de crédito no mercado.

A partir do software, é possível verificar pendências envolvendo pessoas físicas e jurídicas, tais como dívidas vencidas e em aberto. Ao informar o CPF ou CNPJ, avalia-se a situação do documento — incluindo cheques sem fundo, por exemplo — e pode-se obter o scoring de crédito e o panorama de eventual protesto nacional.

O Cred Net Light desponta como uma tecnologia altamente eficaz no combate à inadimplência e na preservação operacional das empresas, valorizando a segurança e a transparência no momento de formatar e conceder linhas diferenciadas de financiamento. O scoring de crédito certamente é um poderoso aliado das operações enxutas, produtivas e de alta lucratividade.

O conteúdo foi útil e motivou você a repensar processos e oportunidades? Excelente! O próximo passo é colocar o conhecimento em prática: conheça mais sobre a Cred Net Light, ferramenta exclusiva da Rede Cred Auto, e agregue mais segurança e confiabilidade às suas análises de crédito. Bons negócios!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

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