Comprar um carro é a realização de um sonho para a maioria dos brasileiros. Por ser um momento significativo e valoroso na vida das pessoas, nada mais
Comprar um carro é a realização de um sonho para a maioria dos brasileiros. Por ser um momento significativo e valoroso na vida das pessoas, nada mais certo do que se organizar bem para esse momento, não é verdade?
Entretanto, mesmo que você se planeje corretamente, por vezes algo pode não sair como o esperado, como comprar um carro com multa, por exemplo. Mas, saiba que existem formas de se proteger quanto a isso. Quer saber quais são elas? Acompanhe a leitura!
Quais são os principais débitos que um carro pode apresentar?
Trocar de carro nunca é uma decisão fácil. Exige muito estudo, cuidado e, principalmente, tempo disponível para fazer toda essa pesquisa. Checar os aspectos estéticos e mecânicos da inspeção veicular antes da compra são procedimentos normais, que todo mundo faz antes de se decidir.
Entretanto, o que muita gente deixa de fazer é checar as questões ligadas à documentação do veículo. Talvez, a emoção de trocar de carro é tão grande que as pessoas se esquecem de estudar a situação do automóvel perante aos órgãos reguladores.
Por isso, é importante estar sempre atento. Caso você não faça essa pesquisa, pode acabar comprando um carro com débitos em aberto, tais como multas de trânsito e IPVAs atrasados.
Quais cuidados você deve ter para evitar comprar um carro com multa?
Checar a existência de débitos em aberto é extremamente importante na hora de trocar o veículo, afinal de contas, caso haja alguma pendência, não será possível transferi-lo. Existem alguns passos a serem tomados para que você se proteja de comprar um carro com multa. Confira:
Verifique a situação do veículo antes da compra
Se você ficou interessado por um carro e pretende compra-lo, deverá verificar, antes de mais nada, a situação do veículo junto ao Detran do seu estado.
Com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), a placa do carro e o número do CPF/CNPJ do dono atual, você consegue ter acesso a todas as informações pertinentes ao veículo pela própria internet.
Caso haja alguma multa em aberto ou débitos referentes a documentação, você descobrirá nesse portal. Se o veículo estiver livre de pendências, verá a presença do termo “nada consta”.
Saiba como recorrer em caso de multas
As multas e infrações de trânsito demoram um certo tempo para entrar no sistema do Detran. Sendo assim, pode ocorrer que uma multa apareça no seu carro após a efetivação da compra.
Quando isso acontece, nem sempre é por má fé por parte do antigo dono. Mesmo assim, cabe a você comunicar ao antigo proprietário sobre essas condições, pois ele será o responsável por arcar com a defesa da autuação, o valor financeiro e a pontuação da infração.
Caso ele não aceite ser responsabilizado pelas multas anteriores à data da compra, complicadas, você poderá recorrer à Justiça para reaver as despesas pagas referentes às infrações do antigo proprietário.
Qual é a importância de contar com um auxílio especializado antes de comprar um veículo?
Comprar um carro seminovo pode ser muito vantajoso, mas é preciso se precaver de determinadas situações. Por isso, é extremamente importante contar com o auxílio de uma empresa especializada no fornecimento de informações na análise de crédito e negativação de devedores.
A Rede Cred Auto, por exemplo, oferece um sistema em tempo real, via internet, onde é possível ter acesso aos dados cadastrais que inibem a ação dos estelionatários e fraudadores. Além disso, também disponibiliza o serviço de negativação de dívidas vencidas e não pagas dos seus clientes na base de dados do Serasa com abrangência nacional.
E então, que tal se proteger de comprar um carro com multa? Entre em contato com a Rede Cred Auto e veja como nós podemos lhe ajudar!
COMMENTS
Multas Veiculares, nem todos os órgãos informam ao Detran do seu estado multas aplicadas, ou os Detrans não deixam visíveis essas informações, pois em vários casos tivemos a oportunidade incomoda de enfrentar problemas em transferências devido a multas aplicadas por órgãos municipais, que não apareciam em consultas públicas ou pagas.. Não é só uma questão de tempo, pois as multas são de meses e até de anos anteriores.
O Denatran ou outro órgão que tenha a responsabilidade de fiscalizar as multas, deveria tomar providências junto a estes órgãos.
Olá Maria, como vai?
Infelizmente é um problema que também enfrentamos, pois alguns órgãos são mais demorados ou não faz a homologação no DETRAN OU SENATRAN.
Comprei um carro e depois que fiz a transferência as multas chegaram. Meu nome a pontuação e do antigo dono ou vem em minha habilitação . Já está na atuação de penalidade posso transferir pra ele essa multa
Olá Tiago, tudo bem? Sempre é importante, antes de realizar a transferência de propriedade, realizar uma consulta sobre multas. Com a compra/venda sendo feita pelos meios eletrônicos você não terá este tipo de problema.
Comprei faz um mês agora chegou multas 2020 cai a multas no ex dono isso mesmo
Olá Alexandre, como vai?
Isso mesmo, as multas caem sobre o proprietário da época em que a infração foi aplicada.
Comprei uma moto e depois de 6 meses com ela já no meu nome apareceu multas do antigo dono
Que se recusa a pagar
Olá William, tudo bem?
Pode verificar se existe alguma cláusula no seu contrato de compra e venda do veículo sobre multas, com isto é possível realizar a negativação do antigo proprietário.
COMPREI UM CARRO E CONFIEI NA PALAVRA DO VENDEDOR E FOMOS AO CARTORIO E FIZEMOS OS TRAMITES E DEPOIS DESCOBRI QUE O CARRO TEM 2 MULTAS SENDO UMA DELAS POR EMBREAGUÊS ESTOU DESESPERADO.
Olá Eude! Como vai?
Infelizmente o que pode ser feito é verificar se no contrato de compra e venda do veículo consta alguma cláusula sobre multas, contendo pode ser realizado a negativação do nome do vendedor ou da empresa.
Comprei um veículo não aparecia multas no nada consta
Depois que paguei o boleto não pude imprimir o documento de roda
Olá José, como vai?
É indicado sempre realizar uma consulta no site do Detran do estado para verificar se a emissão do licenciamento digital está liberado, pode não ser liberado por conta de alguma restrição ou pendência financeira.
Se houver mais alguma dúvida, estamos à disposição.
Vendi um carro em 2020, paguei todas as multas, inclusive multas que apareceram de 2020 apos a venda. Hoje, 2022 o comprador disse que apareceram multas de 2019. Em 2019 o carro nao era meu, e agora? De quem e a culpa?
Olá Rodrigo, tudo bem?
O responsável por estas multas é o vendedor, pois na época o veiculo estava em posse dele, é necessário verificar se no contrato de compra e venda existe alguma cláusula relacionada à multas.
Comprei um carro e depois de 3 meses apareceu uma multa do antigo dono, falei com a mulher que comprei ela disse que era da pessoa que ela comprou o carro mas ela não tinha mais o contato dele, e agora o que eu devo fazer??
Olá Jessica, tudo bem? A Responsabilidade é do antigo proprietário, se a compra foi feita em uma agência, vale a lei do consumidor e seus órgãos de proteção como o Procon, caso tenha sido uma venda de um particular e não consiga resolver amigavelmente, o ideal é você procurar um advogado.
Oi meu filho comprou um carro e transferiu pro nome dele dai apareceu uma multa do antigo dono quem tenque paga a multa e se tem perigo de apreensão do veículo se não paga a multa
Olá Alessandra, tudo bem? Geralmente, a responsabilidade da multa é do antigo proprietário, porém, somente se a transferência e comunicação de venda foi feita antes da multa. Indicamos sempre realizar o contrato de compra e venda que garante o pagamento de multas. O não pagamento de multas pode acarretar no bloqueio do licenciamento.
Bom dia. Comprei um carro depois de uns três meses começou chegar multa do antigo dono. Nem a agência que comprei nem o antigo dono quer pagar. O que fazer ?
Olá Mônica, como vai?
Você certificou-se de que a transferência foi realizada de maneira correta?
Se o antigo proprietário não quiser transferir a multa, você pode tentar entrar com um recurso no Detran. Para isso, você precisará apresentar os documentos que comprovem a transferência de propriedade.
Se a situação se complicar, você pode considerar consultar um advogado especializado em questões de trânsito e direito automotivo para orientação.