HomeHistórico Veicular

6 dicas de como identificar a procedência de carros usados

6 dicas de como identificar a procedência de carros usados

Tempo de Leitura: 4 minutos

Encontrar carros usados em bom estado e bom preço não é uma tarefa tão simples quanto parece. Primeiro, porque quando falamos de veículos usados, as chances de encontrar modelos com problemas de manutenção e documentos em situações de ilegalidade são reais.

Imagine o quanto pode ser desgastante você estar procurando uma frota de carros usados e descobrir, depois de adquiri-los por um bom preço, que ali há modelos com peças danificadas ou até que são frutos de um roubo.

Dito isto, identificar a procedência desses carros antes de comprá-los é a melhor maneira de evitar essas desagradáveis surpresas. Para tanto, nada melhor do que realizar uma boa avaliação. Aqui, nós vamos mostrar algumas dicas de como você pode fazer isso!

Neste texto, você vai entender:

  • Como identificar a procedência de carros usados.
  • Qual a importância de uma boa análise de procedência.

Como identificar a procedência de carros usados?

1. Pesquise sobre o laudo de transferência

Fornecido pelo Detran, esse documento é muito importante para a entrega do automóvel usado. O laudo de transferência é a comprovação de que o veículo está sendo repassado para um novo dono, além de confirmar a autenticidade do chassi e as informações sobre a origem do carro. Esse tipo de documento deve ser preenchido pelo antigo e pelo novo condutor e reconhecido em firma.

2. Avalie o histórico de roubo

Existem muitos problemas ao adquirir um carro que já foi roubado. Primeiro, você não sabe a sua origem e nem o que aconteceu com ele. Você não tem ideia, por exemplo, se ele foi desmontado ou se as peças sofreram algum tipo de modificação.

Sendo assim, é muito importante fazer um levantamento sobre o histórico desse veículo, principalmente para saber se ele foi roubado.

Existem empresas especializadas em realizar esse trabalho que são capazes não só de descobrir se o carro já foi roubado, como também se há adulterações nos documentos, no chassi, entre outros componentes.

3. Procure por Recall

Ainda na busca por informações sobre o veículo usado, é essencial saber se o ele já sofreu Recall. Para quem não sabe, esse é um tipo de convocação que as empresas fabricantes fazem, caso o modelo de seus produtos tenha algum problema de fabricação.

A melhor forma de saber se o exemplar do seu automóvel sofreu Recall é acessar o Procon da sua região que sempre traz informações sobre esses pedidos.

4. Veja as restrições legais

Problemas com a lei em qualquer tipo de compra é uma dor de cabeça bem grande, no caso de um carro usado pode até sobrar para o bolso do comprador.

Automóveis que possuem problemas legais, como restrições judiciais, ainda possuem pendências com a justiça e, provavelmente, estão embargados ou, para quitar as dívidas do antigo dono, foram penhorados.

Verifique no site do Detran da sua região para saber se o carro está nessa situação. Caso ele estiver, fique atento, pois sua propriedade não pode ser passada.

5. Realize uma vistoria

O próprio Detran fornece um serviço de vistoria para a transferência em que são analisados os aspectos obrigatórios para o funcionamento do carro, como chassi, motor, pneus, placa, além de analisar se a documentação está em dia.

Apesar disso, não é uma inspeção completa, pois não verifica se há problemas com as peças, por exemplo. Situação que pode ser crucial para a segurança do motorista.

Dito isto, é recomendável ao futuro comprador procurar por empresas especializadas em inspeção automotiva completa, conhecida como vistoria cautelar. Assim, o motorista pode obter um panorama completo do automóvel, inclusive, saber se ele é sinistrado.

6. Saiba quantas vezes foi revisado

Revisões são procedimentos obrigatórios para qualquer veículo e devem ser feitas regularmente. Afinal, elas são uma das únicas maneiras de confirmar o estado do carro. Ao adquirir um automóvel usado, além de analisar toda a documentação e o estado atual, é importante saber se ele passou por revisões durante o seu tempo com o antigo dono. Principalmente, se esse procedimento foi feito no período certo.

Essa atitude é fundamental para informar-se se ele foi bem tratado e também o nível de conservação. Para conhecer mais sobre as revisões do seu carro usado, procure pelo manual do modelo. Ali há informações de quando devem ser feitas as revisões, assim como a análise de alguns pontos mais fáceis de serem verificados a olho nu, como o nível de óleo.

Fazer um teste drive pode ajudar a avaliar outros detalhes que não são tão fáceis de serem percebidos em uma primeira olhada. Também procure levá-lo para um mecânico para uma checagem mais profunda nas peças.

Qual a importância de uma boa análise de procedência?

Como se pode ver nas dicas acima, existem muitos pontos que precisam ser avaliados na hora de adquirir um carro usado. Ainda mais, se o caso é adquirir mais de um automóvel com um objetivo de revendê-lo.

O prejuízo pode ser muito maior não só para o bolso, como também para a sua reputação. Imagine adquirir uma frota com carros roubados? Pois é, há muitas quadrilhas especializadas em repassar veículos furtados por um preço muito atraente.

Por isso, destacamos o quão importante é fazer uma análise de procedência com empresas experientes que vão fazer uma avaliação completa de todos os pontos do carro. Elas serão capazes de descobrir se o automóvel passou por leilão, se está sinistrado, se é roubado, entre outras informações fundamentais para evitar dores de cabeça.

Afinal, na ânsia de conseguir um produto barato, você pode aceitar um problema que só descobrirá quando for tarde demais.

Bem, com as informações desse post sobre carros usados, ficou claro como é importante tomar cuidado na hora de escolher o seu veículo, ainda mais na condição de usado. Saber a procedência, avaliar as peças e também os documentos são práticas essenciais para fazer uma compra segura.

Se você está procurando uma empresa de confiança para você procurar informações sobre a origem do veículo de seu interesse. Que tal entrar em contato com a RedeCredAuto? Temos o serviço ideal para você conhecer melhor o seu carro!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0