Golpes envolvendo compra e venda online de veículos movimentarão mais de 1 bilhão de reais em 2022
Você precisa ficar atento e precavido ao negociar veículos através das plataformas de venda online. Em recente levantamento divulgado pelas empresas OLX, Só Carrão e iCarros apontou que no ano de 2022 ocorreram mais de 5 mil golpes por mês envolvendo anúncios de carro. Somente até o mês de setembro, o prejuízo total atingiu valor estimado em R$906 milhões, com projeção de ultrapassar R$1 bilhão de reais até o fim do ano.
As vítimas em sua maioria tinham até 31 anos (55%) e 32 a 45 (45%), sendo estes 86% homens e 14% mulheres. 44% dos golpes ocorreram no estado de São Paulo (maior incidência), depois 11% em Minas Gerais e 7% em Rio de Janeiro e Paraná. O levantamento também apontou que os modelos de carros usados para a aplicação de golpes foram Toyota Corolla, Chevrolet Celta e Volkswagen Gol.
Estes dados não incluem outras modalidades de golpes como os que envolvem documentação e chassi, adulteração de quilometragem e outros.
5 Dicas para evitar dores de cabeça com golpes
Listamos abaixo, cinco dicas para evitar cair em golpes na compra de veículos:
- Verifique a documentação do veículo e confira se o mesmo não possui restrições judiciais, Gravame e multas.
- Contrate uma empresa de vistoria veicular de sua confiança e solicite um laudo prévio antes de efetuar a compra (Vistoria Cautelar).
- Desconfie de anúncios com valores abaixo dos praticados pelo mercado (consulte a tabela FIPE).
- Certifique-se que comprador ou vendedor é uma pessoa real. O golpe do falso proprietário e do Anúncio clonado são os mais aplicados. Evite depositar valores em conta de pessoa diferente da que consta como proprietário no documento.
- Evite marcar encontro com comprador ou vendedor em locais pouco movimentados ou que julgue perigoso, prefira um local público e com bastante segurança.
A Rede Cred Auto oferece serviços que garantem sua segurança no processo de compra e venda veicular.
Rede Cred Auto, Simplesmente Diferente.
COMENTÁRIOS
Dicas valiosas! Tenho muito medo de comprar um veículo sem saber sua procedência antes.
Obrigado 🙂