HomeHistórico Veicular

Atenção: Aumento nos golpes de Compra e Venda Veicular

Atenção: Aumento nos golpes de Compra e Venda Veicular

Tempo de Leitura: 2 minutos

Golpes envolvendo compra e venda online de veículos movimentarão mais de 1 bilhão de reais em 2022

Você precisa ficar atento e precavido ao negociar veículos através das plataformas de venda online. Em recente levantamento divulgado pelas empresas OLX, Só Carrão e iCarros apontou que no ano de 2022 ocorreram mais de 5 mil golpes por mês envolvendo anúncios de carro. Somente até o mês de setembro, o prejuízo total atingiu valor estimado em R$906 milhões, com projeção de ultrapassar R$1 bilhão de reais até o fim do ano.

As vítimas em sua maioria tinham até 31 anos (55%) e 32 a 45 (45%), sendo estes 86% homens e 14% mulheres. 44% dos golpes ocorreram no estado de São Paulo (maior incidência), depois 11% em Minas Gerais e 7% em Rio de Janeiro e Paraná. O levantamento também apontou que os modelos de carros usados para a aplicação de golpes foram Toyota Corolla, Chevrolet Celta e Volkswagen Gol.

Estes dados não incluem outras modalidades de golpes como os que envolvem documentação e chassi, adulteração de quilometragem e outros.

5 Dicas para evitar dores de cabeça com golpes

Listamos abaixo, cinco dicas para evitar cair em golpes na compra de veículos:

  1. Verifique a documentação do veículo e confira se o mesmo não possui restrições judiciais, Gravame e multas.
  2. Contrate uma empresa de vistoria veicular de sua confiança e solicite um laudo prévio antes de efetuar a compra (Vistoria Cautelar).
  3. Desconfie de anúncios com valores abaixo dos praticados pelo mercado (consulte a tabela FIPE).
  4. Certifique-se que comprador ou vendedor é uma pessoa real. O golpe do falso proprietário e do Anúncio clonado são os mais aplicados. Evite depositar valores em conta de pessoa diferente da que consta como proprietário no documento.
  5. Evite marcar encontro com comprador ou vendedor em locais pouco movimentados ou que julgue perigoso, prefira um local público e com bastante segurança.

A Rede Cred Auto oferece serviços que garantem sua segurança no processo de compra e venda veicular.

Rede Cred Auto, Simplesmente Diferente.

Rafael Platero
Rafael Platero - Rede Cred Auto

Jornalista (MTb 96045/SP), assessor de imprensa e profissional de Marketing aqui na Rede Cred Auto. A minha missão é fornecer conteúdo informativo e relevante sobre automóveis, incluindo compra, venda e documentação, bem como finanças, com ênfase em análise de crédito, tanto para empresas quanto para o público. Eu acredito que o compartilhamento de conhecimento e informações valiosas pode ajudar as pessoas a tomar decisões que podem transformar positivamente a nossa sociedade.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 2