HomeGestão empresarial

Conheça os 3 tipos de certificado digital que a sua empresa precisa

Conheça os 3 tipos de certificado digital que a sua empresa precisa

Tempo de Leitura: 2 minutos

Nos últimos anos, muito tem se falado em certificado digital, que nada mais é do que um arquivo que funciona como uma assinatura digital, com validade jurídica. Por meio dele, tanto as empresas como as pessoas físicas podem fazer transferências de dados de forma prática e menos burocrática.

Porém, existem diferentes tipos de certificados digitais e é importante que você conheça cada um deles para que, assim, possa saber em quais circunstâncias deve utilizá-los.

Para isso, desenvolvemos este post, no qual você obterá as seguintes informações:

  • O que é um certificado digital e quais são as suas principais aplicações.
  • Quais são os diferentes tipos de certificado digital.
  • Como obter certificados digitais para a sua empresa.

Quer ficar bem informado sobre esse assunto agora mesmo? Então, siga conosco e acompanhe os tópicos a seguir!

O que é um certificado digital e para que ele serve?

O certificado ou identidade digital funciona como uma “carteira de identidade eletrônica”. Ele serve para que informações sigilosas, como transações bancárias, entrega de obrigações acessórias, entre outras que são praticadas via internet, sejam feitas com segurança.

Desde 2016, todas as empresas que têm mais de 5 pessoas em seu quadro de colaboradores, obrigatoriamente, precisam ter um certificado digital. Porém, não existe apenas um tipo de certificado. Entenda mais sobre o assunto, na sequência.

Quais são os 3 principais tipos de certificado digital?

Existem 3 tipos principais de certificados digitais, sendo que cada um deles deve ser utilizado em situações específicas. Veja!

1. e-CNPJ

O e-CNPJ é uma assinatura digital que as empresas precisam para ter a possibilidade de emitir Notas Fiscais eletrônicas para produtos e serviços aos seus clientes. Ele também é necessário para a transmissão de dados fiscais e outras obrigações de cunho acessório.

Outras transações realizadas pela organização, como emissão de certidões e cadastros, também devem ser feitas com o e-CNPJ.

2. e-CPF

Esse tipo de certificado traz as informações sobre o proprietário ou, então, sobre o contador responsável pela empresa. Ele é utilizado para diversos tipos de atividades administrativas no meio digital, como a obtenção de declarações, participação em editais etc.

Cabe ressaltar, porém, que o e-CPF não possibilita a emissão de Notas Fiscais eletrônicas, por se tratar de um documento de pessoa física.

3. NF-e

A NF-e é um certificado digital cujo objetivo é garantir a autoria e a validade das Notas Fiscais emitidas pelos órgãos responsáveis. Ela deve ser emitida sempre que você vende produtos ou serviços aos clientes, independentemente dos meios de pagamento utilizados.

Como obter um certificado digital para empresas?

Para obter qualquer um dos certificados digitais anteriormente citados, é preciso que você entre em contato com uma empresa certificadora autorizada pelo governo. Essas empresas podem ajudá-lo a identificar qual é o tipo de certificado que o seu negócio necessita e, em seguida, providenciá-lo para você, que precisará entregar apenas as documentações solicitadas.

Agora que você já conhece os 3 tipos de certificado digital que a sua empresa precisa, basta providenciá-los e, assim, realizar as suas atividades corretamente, conforme prevê a legislação e os órgãos fiscalizadores, mantendo sua empresa segura financeiramente.

Gostou do nosso conteúdo e quer acompanhar mais informações relevantes para a sua empresa? Então, não deixe de seguir a nossa página no Facebook!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0