HomeHistórico Veicular

Quais os benefícios de terceirizar as consultas veiculares? Entenda!

Quais os benefícios de terceirizar as consultas veiculares? Entenda!

Tempo de Leitura: 4 minutos

De fato, na hora de comprar um veículo usado, não há outra maneira de realizar isso com segurança sem fazer uma consulta veicular. Contudo, esse processo pode ser complicado de se fazer sozinho. Por isso, a terceirização de consultas veiculares é a atitude mais recomendada para ter um resultado mais preciso.

Pensando nisso, selecionamos algumas informações sobre por que é melhor terceirizar esse serviço. Neste texto, você vai saber:

  • O que é a consulta veicular.
  • Os benefícios de terceirizar esse tipo de serviço.

Acompanhe!

Saiba o que é a consulta veicular

Sabemos que, dependendo da situação financeira, o consumidor não vê outra forma de conseguir o tão sonhado automóvel se não ir atrás de um usado. Essa prática, apesar de garantir preços em conta, pode fazer com que o consumidor caia em uma série de enrascadas.

Algumas, inclusive, estão relacionadas à parte mecânica do carro, a multas e ao registro do veículo perante os órgãos responsáveis. Em muitos casos, essas surpresas desagradáveis poderiam ser evitadas se o futuro motorista consultasse o histórico do automóvel.

Esse é um procedimento simples, que nada mais é do que o levantamento das situações pelas quais o automóvel passou. Nesse tipo de serviço, é possível saber informações importantes não só da história do carro, mas da sua condição atual.

Em uma consulta, dá para saber se o carro já foi roubado, se tem pendências, a trajetória da sua manutenção — ou seja, quantas vezes ele já foi ao mecânico e passou por correções — etc. Aliás, o último fato pode auxiliar muito na negociação do valor do automóvel, já que um carro que passou muitas vezes por revisões tende a ser desvalorizado.

Logo, é importante saber que o investimento na consulta veicular é uma maneira de evitar dores de cabeça futuras com o seu automóvel usado. Imagine adquirir um veículo que é fruto de um roubo? Não que isso seja uma prática comum, mas é possível encontrar lojas de carro que têm esse tipo de veículo e muitos de seus lojistas nem sabem disso.

A consulta veicular está aí para ajudar a não entrar nesse tipo de situação. Além disso, é interessante destacar que o comprador, se for pego com um carro roubado, está sujeito a 4 anos de prisão mais multa e pode ser responder processo por crime de receptação, previsto no Art. 180 do Código Penal.

Confira 4 benefícios da terceirização de consultas veiculares

No tópico anterior, explicamos como a consulta veicular funciona e a quantidade de dores de cabeça relacionadas ao seu carro usado que ela ajuda a evitar. Neste tópico, vamos nos aprofundar mais no assunto e explicar quais são as vantagens da terceirização dessa atividade. Confira!

1. Torna o processo mais ágil

Antes do carro estar apto a andar, é preciso que uma porção de questões vinculadas a ele sejam analisadas e regularizadas. Se esses itens — principalmente os obrigatórios — não estiverem funcionando perfeitamente, o motorista corre o risco de levar multas e até de ter o carro apreendido.

A terceirização da consulta veicular pode auxiliar na avaliação desses pontos com mais exatidão, fazendo com que o laudo seja produzido com muito mais agilidade, já que há profissionais qualificados para executar esse serviço — evitando que o motorista tenha surpresas desagradáveis no longo prazo.

Com os documentos examinados, é possível saber sobre as multas, além de ter um parecer de todos os dados contidos no cadastro do veículo, incluindo o município onde está registrado, o número do RENAVAN, entre outras informações.

2. Facilita a análise dos documentos

Como salientamos no tópico anterior, a consulta veicular ainda consiste na análise das condições do carro. Aqui é necessário avaliar se o veículo está com algum problema legal ou se passou por constantes complicações físicas. Essas informações são inseridas em um relatório que deve ser entregue ao interessado.

Ao contratar uma empresa para fazer o serviço, você investirá em uma avaliação desses dados com a total precisão, já que esse tipo de companhia tem profissionais específicos para ir atrás de tudo o que está relacionado ao seu carro usado.

Com a análise dos documentos correta, você consegue saber se o veículo alguma vez teve problemas não só legais, mas de cunho administrativo ou tributário. Além disso, é possível saber se ele está alienado e outras questões importantes.

3. Evita problemas de fraudes e pendências

De fato, a consulta veicular é um processo muito benéfico para o consumidor. Contratar uma empresa para realizar esse serviço é ter a certeza de que você terá em mãos uma análise completa de todas as atividades tanto do carro quanto do antigo motorista. Sendo assim, é possível se antever a possíveis golpes na aquisição do automóvel.

Sabemos que, para adquirir um veículo — mesmo usado —, ainda é preciso desembolsar uma considerável quantia. Além de ter que lidar com essa despesa da compra, descobrir que você perdeu o dinheiro para um golpista é uma decepção que nenhum consumidor quer passar.

Por isso, é muito importante realizar esse procedimento, contratando uma empresa especializada para realizar o serviço com qualidade.

4. Confirma as condições do veículo

Ao comprar um automóvel usado, mesmo que o vendedor seja alguém da sua confiança, não significa que você não poderá sofrer algum problema com o carro. O procedimento ainda é necessário porque, muitas vezes, a própria pessoa que lhe ofereceu a mercadoria desconhece a situação total do veículo.

Esse tipo de informação só pode ser precisamente obtida por meio da consulta veicular. Afinal de contas, o processo de consulta pode confirmar várias informações do registro do carro. Dados como o ano de fabricação, tipo de combustível utilizado, potência, histórico de roubos e mudanças físicas que o automóvel já passou são informados.

É muito importante realizar a consulta antes de levar o veículo da sua escolha para casa. Assim você evita surpresas desagradáveis por não saber a verdadeira procedência do automóvel.

Conseguiu entender a importância desse procedimento e como é mais recomendável a terceirização de consultas veiculares? Está precisando realizar esse serviço e não sabe onde encontrar uma empresa confiável? Então entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0