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Ficha de comunicação de defeitos: o que analisar junto ao histórico veicular?

Ficha de comunicação de defeitos: o que analisar junto ao histórico veicular?

Um dos documentos que mais ajudam as empresas que possuem frotas de carro e precisam levá-las para a manutenção é, inegavelmente, a ficha de comunicaç

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Tempo de Leitura: 2 minutos

Um dos documentos que mais ajudam as empresas que possuem frotas de carro e precisam levá-las para a manutenção é, inegavelmente, a ficha de comunicação de defeitos. Afinal de contas, com toda a rotina agitada que um empreendimento possui, é muito complicado saber com precisão o que aquele veículo passou, principalmente, se ele é guiado por mais de um motorista.

Como sabemos da importância desse formulário, separamos algumas informações importantes sobre ele. Neste post, você vai ver:

  • O que é e como funciona a ficha de comunicação de defeitos.
  • O que é verificado.

Acompanhe!

O que é e como funciona a ficha de comunicação de defeitos?

Antes de mais nada, é essencial saber que essa ficha é um modelo criado com códigos e subdivisões de padrão mundial. O Comitê Técnico de Transportes e Manutenção, da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) foi o responsável pela criação e desenvolvimento do modelo.

Sendo assim, a ficha de comunicação é uma espécie de formulário onde ficam registrados todos os defeitos e problemas do automóvel. O mecânico deverá ter em mãos a ficha de todos os carros que receber em sua oficina para que possa, após a identificação dos defeitos, realizar as marcações necessárias nos devidos campos correspondentes.

Geralmente, existem duas vias desse documento: uma fica com o mecânico e a outra com a empresa responsável pelo automóvel. É importante saber que sempre que o carro for para a oficina, ele deve estar acompanhado dos formulários anteriores para ajudar o mecânico na exatidão de sua vistoria.

Inclusive, como esse documento também faz parte da análise do histórico veicular, é muito importante que todas as cópias sejam mantidas, pois elas auxiliarão na consulta, a descobrir se o veículo já passou por muitas manutenções e onde ocorreram constantes problemas, evitando assim que o comprador entre em uma enrascada.

Por isso, destacamos que é muito importante ir atrás de empresas especializadas na hora de realizar esse tipo de serviço e, assim, ter a certeza de ter um resultado preciso e com qualidade.

Quais são os itens verificados e registrados?

O formulário pode apresentar os diversos defeitos que ocorrem em um carro, não só problemas comuns, como também falhas mais graves. Ressaltamos aqui que, mesmo sendo baseada num padrão mundial, cada empresa pode adaptar a ficha de acordo com suas necessidades. Confira alguns dos itens que costumam ser verificados. Veja:

  • o desempenho do radiador;
  • funcionamento da ventoinha;
  • fluido do radiador baixo;
  • freios (se está chiando, trepidando etc);
  • a qualidade dos pneus (se estão amassados, gastos, cortados, furados etc);
  • se a bateria está fraca;
  • luzes do painel, seta, freio, placa queimada;
  • velocímetro com defeito;
  • se há problemas no comportamento do motor, entre outros.

Bem, acreditamos que esse texto foi bastante esclarecedor sobres os aspectos da ficha de comunicação de defeitos: tanto a respeito do seu funcionamento quanto sobre seu conteúdo.

Está precisando realizar uma vistoria em sua frota de carros? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

tags: ficha de comunicação de defeitos, vistoria, formulário veicular.

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