HomeInadimplência

Como ter mais efetividade de negociações? Confira 4 dicas!

Como ter mais efetividade de negociações? Confira 4 dicas!

Tempo de Leitura: 2 minutos

Para garantir mais efetividade de negociações com clientes inadimplentes, os gestores podem (e devem) aplicar estratégias capazes de maximizar os resultados e, assim, alcançar um desempenho mais efetivo. E esse processo pode ser facilitado e potencializado a partir de algumas ferramentas.

Se você busca mais informações sobre o assunto, não deixe de ler o conteúdo até o final! Veremos aqui qual é a importância de fechar negociações mais satisfatórias, além de algumas dicas valiosas para implantar rotinas de excelência no seu negócio, como:

  • Apostar em automatização.
  • Avaliar e categorizar os diferentes perfis de clientes.
  • Treinar a equipe.
  • Acompanhar indicadores.

Preparado? Então, boa leitura e aprendizado!

Por que é preciso buscar mais efetividade nas negociações?

A inadimplência é um ponto bastante sensível a todos os negócios, independentemente do porte ou do segmento de atuação. Por isso, é natural que os gestores busquem formas para alavancar suas rotinas de cobrança e relacionamento, de olho em resultados mais consistentes.

Por certo, líderes que investem no desenvolvimento de estratégias capazes de suportar negociações mais assertivas têm destaque no mercado competitivo. Afinal, somente ao firmar um fluxo operacional coerente e ao dispor de dados confiáveis (principalmente do cliente), é possível atingir resultados expressivos e compor relatórios cada vez mais positivos.

Quais são as principais táticas para obter melhores negociações?

Agora que você já entendeu um pouco mais acerca da importância de perseguir a efetividade das negociações com clientes inadimplentes, é hora de conferir um pouco mais de prática à conversa: como angariar resultados cada vez mais positivos? Confira, a seguir, algumas das principais dicas!

1. Aposte em automatização

Uma operação de sucesso é composta por uma série de processos interligados. Assim, qualquer erro ou desvio nas atividades cotidianas pode impactar negativamente nos resultados.

Por isso, a automatização de rotinas é uma excelente forma de potencializar o trabalho da equipe. Os benefícios são inúmeros e vão da otimização de recursos (menos tempo, menos retrabalho) à minimização de equívocos manuais (por excesso de redigitações).

2. Avalie e categorize os diferentes perfis de cliente

Os clientes devem ser sempre tratados com cordialidade. No entanto, também é necessário que sejam observadas as características de cada perfil, na busca pela construção de relacionamentos mais duradouros.

É importante que a base de clientes seja categorizada em diferentes grupos, e que cada uma das segmentações seja classificada de acordo com suas principais demandas. Dessa forma, sem dúvida, será mais fácil obter o sucesso na negociação.

3. Treine a equipe

A equipe responsável pelo relacionamento com o cliente, na tratativa da negociação com inadimplentes, deve ser constantemente treinada e capacitada. Principalmente porque os métodos de abordagem são atualizados com frequência, o que requer que o seu time acompanhe essa evolução.

O ideal é prover um calendário consistente de “reciclagem”, apresentando novas estratégias e fixando as melhores posturas para que a empresa angarie resultados positivos.

4. Acompanhe indicadores

Por fim, embora não menos essencial, é válido lembrar que a implantação e o acompanhamento de indicadores de resultado são rotinas determinantes na saúde corporativa.

Não se trata de exagero! Afinal, quando o gestor dispõe de dados transparentes para gerir suas operações, consegue, inclusive, identificar mecanismos capazes reduzir a inadimplência.

Bom, como vimos, é plenamente possível (e importante) alcançar a efetividade de negociações com clientes inadimplentes. E agora, com estas dicas, você está um passo a frente nesse processo!

Então, gostou deste post? Deseja continuar recebendo as atualizações sobre esse e outros temas? Aproveite para seguir nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0