Como cobrar um cliente? Certamente, essa é uma pergunta que está relacionada com um dos momentos mais delicados para quem tem um empreendimento. Afina
Como cobrar um cliente? Certamente, essa é uma pergunta que está relacionada com um dos momentos mais delicados para quem tem um empreendimento. Afinal, tentar evitar o calote e não perder seus consumidores é uma tarefa que requer atitudes estratégicas para não prejudicar sua imagem e não perder dinheiro.
Entendendo essa dificuldade, nós vamos ajudar você a lidar com essa questão. Neste texto, você vai entender:
- Como criar um histórico de consulta.
- Como usar os canais de cobrança.
Confira!
Consulte o histórico do cliente
Aqui, o importante é analisar os hábitos do cliente em relação ao seu empreendimento, afinal, existe uma diferença gritante entre ter uma dívida de uma semana e ter o hábito de sempre dever e chegar ao ponto do débito atingir mais de três meses, por exemplo.
Por isso a importância do histórico, já que saber como o cliente se comportou com sua empresa ao longo do tempo é uma ótima maneira de avaliar qual é a melhor forma de abordá-lo.
Elabore um roteiro
Para pôr em prática essa estratégia, será necessário que a sua empresa invista no atendimento. Profissionalizar o setor de cobrança deve ser o objetivo e a melhor forma de fazer isso é desenvolvendo rotinas e métodos padronizados.
Procure fazer alguns testes de melhores abordagens e avaliar aquelas que realmente oferecem resultados. Assim, a gestão do seu negócio pode desenvolver um passo a passo para a equipe seguir. Não esqueça de, ao desenvolver uma forma de cobrar o cliente, sempre se basear na política de cobrança do Código de Defesa do Consumidor para evitar problemas jurídicos.
Oriente os funcionários
É muito importante entender que, nesse tipo de situação, o objetivo é evitar que o cliente se ofenda. Para isso, investir no treinamento da equipe de cobrança, para que ela saiba como lidar com o cliente sem prejudicar sua intenção de volta ao negócio, é fundamental.
É também muito importante que os funcionários estejam preparados para não se sentirem constrangidos com qualquer atitude mais agressiva dos consumidores. Lembre-se que a cobrança é uma prática garantida pela legislação. A comunicação precisa ser clara e deve transmitir confiança sem assustar o cliente.
Conheça as formas de cobrar
Hoje em dia, há diversos canais que possibilitam entrar em contato com as pessoas. Caso saiba se adequar à linguagem delas, essas ferramentas podem ser bem úteis para entrar em contato com o consumidor, principalmente para lembrá-los das contas em atraso.
Inclusive, se a empresa tem os endereços de contato do devedor, é possível se comunicar com ele por meio de SMS, e-mail ou telefone. A mensagem de celular, por exemplo, pode ser extremamente vantajosa, já que, além de ir diretamente para o devedor, oferece a possibilidade de mandar uma segunda via.
Temos a certeza de que, com essas dicas, sua empresa estará preparada para saber como cobrar um cliente sem constrangimento. Quer saber como evitar lidar com clientes inadimplentes? Então, acesse o nosso outro post e descubra as melhores táticas para trabalhar com esse tipo de pessoa. Boa leitura!
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