HomeInadimplência

O que é a negativação de devedores e qual a sua importância?

O que é a negativação de devedores e qual a sua importância?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Sempre bom ter clientes que são responsáveis quando o assunto é dívidas. Aliás, esse é o sonho de qualquer empreendedor que disponibilize seus produtos ou serviços a prazo. Porém, sabemos que é preciso lidar com todo o tipo de consumidor quando se tem um comércio. Alguns pagam todas as suas contas em dia, outros costumam ter um histórico de dívidas. A questão é: como é possível lidar com isso? Uma das soluções disponíveis é a negativação de devedores.

Ao utilizar essa tática, os consumidores inadimplentes têm seus nomes registrados em órgãos de proteção ao crédito. Suas informações ficam guardadas no banco de dados dessas instituições. Para o mercado, eles se tornam pessoas que não são boas pagadoras, ficando com o nome negativo. Ou seja, seus CPFs ficam restritos até que a dívida seja quitada, impossibilitando esses compradores de obterem crédito.

Neste post, você vai descobrir alguns benefícios trazidos pela negativação de devedores, tais como:

  • Custo reduzido.
  • Melhoria da imagem da sua empresa.
  • Maiores chances de receber a dívida.

Vamos lá?

Quais são os benefícios da negativação de devedores?

Nós separamos três das principais vantagens de negativar os seus clientes devedores. Continue!

Custo reduzido

Quando você negativa os devedores, transfere a responsabilidade da cobrança para as bases de dados. Assim, não será preciso, por exemplo, manter tantos colaboradores no setor financeiro, o que vai reduzir os custos da sua empresa. Outras despesas menores, mas, ainda assim, significativas, como geração de boletos de cobrança e serviços de office-boy, também serão diminuídas.

Além disso, para fazer parte das bases de dados, sua empresa não terá muitos custos. Normalmente, são cobradas apenas uma mensalidade — que não costuma ser muito alta — e algumas taxas de inclusão/exclusão de dívidas.

Melhoria da imagem da sua empresa

O fato de você terceirizar a cobrança conta pontos a favor da sua organização mais uma vez. Todas aquelas situações extremamente desagradáveis que envolvem colocar seus colaboradores como responsáveis pela cobrança insistente aos clientes devedores ficam para trás.

Você poupa a imagem da sua empresa, diminuindo o atrito entre clientes e colaboradores e reduzindo, até mesmo, o número de reclamações. Acredite: o fato de as cobranças serem mais impessoais faz com que os clientes não guardem más impressões da sua empresa.

Maiores chances de receber a dívida

Quando a empresa utiliza a negativação para pressionar o pagamento, ela causa uma série de restrições em relação a obtenção de crédito para o cliente. Sendo assim, fica difícil para o consumidor, por exemplo, conseguir fazer empréstimos ou financiamentos, ou mesmo realizar alguma compra a prazo.

Como estar com o nome sujo é sinônimo de “mau pagador”, o cliente inadimplente vai querer resolver rapidamente a sua situação para mudar a reputação. Se a empresa se mostra aberta a negociar, ele vai tentar resolver isso o mais rápido possível.

Quais são as regras para a negativação?

Existem algumas medidas a serem tomadas antes de efetivar a negativação. É importante conhecê-las para evitar que, posteriormente, tenha problemas legais por praticar cobrança abusiva. Vamos saber quais são:

  • os documentos de cobrança devem ser enviados com todas as informações tanto do consumidor como da empresa;
  • se for fazer uma ligação para cobrar, é importante identificar-se com o nome e o cargo verdadeiro. Em hipótese alguma esses dados devem ser omitidos ou inventados. Informe também os dados da dívida, como juros, multas e vencimentos;
  • jamais ameace o cliente e faça as ligações em horário comercial, evitando ligar o dia inteiro;
  • cobranças por carta precisam constar todas as informações da dívida e devem estar dentro do envelope;
  • não deixe recados para ninguém que não seja o devedor.
  • não é recomendável fazer as cobranças um dia depois do vencimento. O prazo é de, no mínimo, cinco dias úteis.

Lembrando que qualquer ilegalidade praticada pelo credor pode levá-lo a pagar multa ou até ser preso por um ano de acordo com o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor.

Documentos que podem ser negativados

Entre os documentos que podem ser negativados estão:

  • cheques sem fundo;
  • notas fiscais;
  • notas promissórias;
  • contratos assinados por 2 testemunhas;
  • LC (letras de câmbio).

Qual é a diferença entre negativação e protesto?

Ao contrário do que pode ser divulgado, além da negativação, existe outra forma de formalizar uma situação inadimplente, que é chamada protesto. As duas maneiras são destinadas a pessoas inadimplentes, porém, possuem algumas diferenças bem significativas. Vamos entender mais a seguir!

Protesto

O protesto é a formalização da dívida feita pelo cartório. Para realizar esse procedimento, a empresa leva todos os dados referentes ao débito do cliente inadimplente e o cartório faz o seu registro. Diferente da negativação, é o devedor que fica responsável pelos custos desse serviço.

A quantia a ser paga pelo inadimplente depende do valor da dívida e também da região do cartório. Assim sendo, ele pode ser bem alto se a empresa tiver muitos títulos de inadimplentes.

O protesto tem validade de dez anos e, após esse período, o nome do devedor é retirado. O nome do cliente fica disponível para consulta de outras instituições, como os órgãos de proteção ao crédito e outras empresas.

Negativação

Já a negativação é quando a empresa vai até uma instituição de proteção ao crédito, o Serasa Experian, por exemplo, e faz o registro do cliente inadimplente, negativando o seu nome. Diferente do protesto, a cobrança para realizar esse tipo de operação é fixa e costuma ser bem mais barata.

Essa é uma medida que restringe o CPF da pessoa. Caso ela não resolva a sua situação, fica negativada por cinco anos. Após esse prazo, o nome é retirado da lista de maus pagadores, mesmo que não tenham quitado a dívida.

Ao longo deste texto, acompanhamos os principais fatores para negativação de devedores. Deu para perceber como essa medida pode ser uma ótima solução para a sua organização, não é? Certamente, a saúde financeira da sua empresa só tem a melhorar com essa estratégia.

Caso você não utilize alguma base de dados em sua companhia ou esteja pensando em começar a usar para lidar coma negativação de devedores, que tal entender melhor como esse tipo de serviço funciona? Acesse agora o nosso texto sobre os passos para uma análise de cobrança!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0