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Quando é a Black Friday 2024 e como preparar minha empresa?

Quando é a Black Friday 2024 e como preparar minha empresa?

Tempo de Leitura: 5 minutos

Em 2024, a Black Friday será no dia 22 de novembro. A data, esperada por muitos, promete descontos e boas condições de compras aos clientes, ao mesmo tempo que deixa empresas com muita dor de cabeça e dúvidas sobre quais ações realizar no período e como elas podem ser estruturadas. Como a Rede Cred Auto sempre quer reduzir os riscos para sua empresa, separamos, neste post, dicas e sugestões para que sua Black Friday seja um sucesso de vendas.

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Em 2024, a Black Friday será realizada no dia 22 de novembro, penúltima sexta-feira de novembro. A data, esperada por muitos, promete descontos e boas condições de compras aos clientes. Ao mesmo tempo deixa empresários com muitas dúvidas sobre quais ações realizar no período e como elas podem, e devem, ser estruturadas. Como a Rede Cred Auto está sempre trabalhando para reduzir os riscos para sua empresa, separamos, neste post, dicas e sugestões para que sua Black Friday seja um sucesso de vendas.

Por que minha empresa deve participar da Black Friday 2024?

Segundo pesquisas da Dito e Opinion Box, 55% dos brasileiros pretende comprar na Black Friday deste ano. Essa pesquisa mostra também que entre eles, 45% pretendem gastar mais do que o ano passado. Quando falamos em valores, a expectativa é ainda melhor, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que apenas no setor de e-commerce o faturamento ultrapasse de R$200 bilhões.
Falando especificamente do comércio de veículos, estima-se que a movimentação também ultrapasse este valor. Essa estimativa leva em consideração o fato de que muitas pessoas aproveitarão a data para adquirir carros e acessórios e até mesmo para atualizar sua situação jurídica.

Como preparar minha empresa para a data?

O primeiro passo, e que merece muita atenção, é a definição do público que você quer atingir. Para isso, comece criando e respondendo perguntas a respeito do possível comportamento dos clientes no período. Certamente você encontrará essas respostas através das vendas dos meses anteriores, de vendas de datas comemorativas e também das Black Friday de anos anteriores. Selecionamos algumas perguntas com o intuito de te ajudar a ter mais clareza sobre quais ações e descontos atrairão os compradores, confira:

O que meus clientes precisam?
Em qual fase da vida eles estão?
Como eu posso, acima de tudo, ajudá-los?

Após a definição do perfil do cliente, chegou a hora de iniciar o planejamento e definir estratégias que estão ao alcance da sua empresa. Lembre-se sempre que é necessário avaliar a margem de lucro necessária para bater as metas de vendas, não endividar a empresa e encerrar o mês de novembro no azul. Promoções mirabolantes ou com descontos exagerados podem gerar problemas que afetarão diretamente a saúde financeira da empresa.

Uma dica extra que podemos te dar é, primeiramente, selecionar todos os canais de contato direto com o cliente, como redes sociais, loja física e WhatsApp, e definir estratégias que, mesmo adequadas para cada um deles, se conectem de alguma forma.

Agora vamos para as dicas e sugestões que preparamos para sua empresa aproveitar da melhor, e mais lucrativa, forma o Black Friday?

Dicas para a Black Friday 2024

Não realize fraudes e promoções enganosas: os consumidores estão cada dia mais preparados e espertos para identificar promoções fraudulentas ou enganosas que, por exemplo, prometem descontos que não existem ou valores acima dos praticados fora desta data. Tenha em mente que os consumidores brasileiros utilizam das mais diversas ferramentas online para checar a veracidade da sua campanha de Black Friday e de seus concorrentes.

Divulgue o máximo que puder a Black Friday da sua empresa: não adianta de nada criar oportunidades e descontos interessantes e exclusivos se o cliente não tem acesso a eles.

Treine seus funcionários: um time ciente dos descontos e promoções, que também entendem a importância da data terá ainda mais facilidade em realizar as vendas.

Ofereça benefícios para seus funcionários durante o período: a redução do valor do produto ou serviço afeta diretamente o salário de todos que trabalham com comissões a partir da porcentagem de suas vendas. Uma campanha que diminua o salário do seu time não os motivará a investir no atendimento aos clientes e fechar boas vendas durante o período.

Quais promoções posso fazer?

Para se destacar perante os seus concorrentes e conquistar ainda mais clientes dispostos a aproveitar os descontos e presentes oferecidos, sua empresa deve preparar uma campanha que chame a atenção e faça com que o cliente selecione a sua loja, agência, concessionária ou escritório. São muitas as possibilidades e a criatividade é a sua maior aliada neste momento, porém, para dar uma forcinha, selecionamos algumas ideias que sua empresa poderá adotar nesta Black Friday:

  • Kit presente exclusivo para a data: Presentei os seus clientes com um kit interessante e que dessa maneira o auxilie ao sair da loja com o seu novo veículo ou documentação. Como exemplo podemos citar: kit de primeiros socorros, kit de tapetes, capas de assento, capa de volante, porta documentos, suporte para celular, fragrância para o interior do veículo, entre outros;
  • Ofertas de serviços de manutenção e vistoria: Nessa promoção a empresa poderá presentear o cliente com cupom de desconto para serviços futuros ou serviços gratuitos. Aqui você pode presentear os clientes com uma limpeza gratuita, revisão e manutenção básica do veículo, por exemplo;
  • Desconto maiores em produtos específicos: Selecione os veículos ou serviços onde é possível oferecer um bom e significativo desconto para os clientes;
  • Consultoria gratuita: Disponibilize atendimentos e consultorias gratuitos, porém limitados, sobre regularização de documentação. Isso atrairá clientes que possivelmente precisarão de novos serviços no futuro.
  • Brindes exclusivos: Crie brindes interessantes para todos que utilizarem o seu serviço ou comprarem seus produtos no dia ou na semana da Black Friday.

Quando começar as promoções Black Friday?

O dia da Black Friday em si será em 22 de novembro, porém sua empresa não precisa restringir as campanhas apenas para a sexta-feira. Oferecer um período maior para que todos consigam se organizar e aproveitar as condições especiais pode maximizar o impacto da promoção e ser uma boa estratégia de vendas.

Através de todos os pontos de contato com seus clientes também é recomendado realizar um aquecimento para a data. Boas opções para esse momento são: exposição de banners nas lojas ou escritórios com detalhes e informações sobre as datas e locais onde se realizarão as ações e um pequeno spoiler do que o cliente pode aguardar. O WhatsApp e Instagram são opções gratuitas de divulgação e que também podem ser usados nesse momento.

Alguns dias antes e no próprio dia da Black Friday, 22 de novembro, a comunicação poderá ser mais reforçada e mais chamativa visto que todos já estão atentos, preparados, e curiosos sobre os descontos e brindes que a empresa fornecerá.

Como a Rede Cred Auto pode ajudar a minha empresa na Black Friday?

Desde 2010 nós, da Rede Cred Auto, somos, sem dúvida, os líderes em oferecer mais segurança e tranquilidade aos nossos clientes. Com tecnologia de ponta e parceria como distribuidor oficial da Serasa Experian, disponibilizamos soluções poderosas para revendedores de automóveis, concessionárias, despachantes, seguradoras, entre outros.

Nesta Black Friday nossas soluções veiculares e financeiras podem te proporcionar opções mais baratas, práticas e totalmente seguras em consultas como: score, histórico, procedência veicular, entre outros. Além de disponibilizar para sua empresa, clientes e parceiros a emissão rápida, descomplicada e segura de diversos documentos, a emissão de CRLV-e e da ATPV-e são dois exemplos das emissões disponíveis.

Não deixe sua Black Friday 2024 para a última hora!
Conheça todas as nossas soluções que podem tornar a data mais segura e lucrativa e prepare as ações da sua empresa com antecedência!

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Taina Valente - Rede Cred Auto

Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Com mais de seis anos de experiência nas áreas de Analista de Marketing e Community Manager, tenho como objetivo fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente criando comunidades engajadas. Sou apaixonada por planejar e executar campanhas relevantes e que promovam um crescimento mútuo.

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