Além do mercado estar cada vez mais competitivo, os clientes têm se mostrado cada vez mais exigentes. O acesso à informação por meio da internet e de
Além do mercado estar cada vez mais competitivo, os clientes têm se mostrado cada vez mais exigentes. O acesso à informação por meio da internet e de smartphones contribui amplamente para isso e traz novos desafios a empresas e vendedores durante diferentes tipos de negociações. Nesse contexto, é fundamental dominar técnicas de como fidelizar clientes.
Atualmente, vender um produto de qualidade e oferecer um bom serviço muitas vezes já não é o suficiente. Para encantar um cliente, é preciso estar atento a diversos detalhes do atendimento e da experiência de compra e venda oferecida. Só assim é possível satisfazer esse comprador inteiramente.
Tem dúvidas e quer saber mais sobre como fidelizar clientes na sua loja? Então você está no lugar certo! Acompanhe a leitura deste texto até o fim e veja como você e sua equipe podem alcançar esse objetivo.
Neste artigo, você vai aprender a:
- Mostrar que o cliente é importante.
- Surpreender o cliente.
- Transmitir confiança.
Mostre que o cliente é importante
Ao pensar a fidelização de um cliente, você deve levar em conta que a criação de um vínculo é de fundamental importância para o estabelecimento desse relacionamento a longo prazo. Quando decidimos realizar uma compra, gostamos de nos sentir queridos desde o momento em que entramos na loja.
Saber o nome do cliente, tratar bem e com simpatia são dicas básicas para começar o processo de fidelização. Ouvir com atenção e ser cortês também devem estar entre as principais “funções” dos seus colaboradores que atuam diretamente no contato com os clientes.
Surpreenda seu cliente
Fidelizar por meio do inesperado é um dos caminhos mais fáceis para garantir o retorno do cliente à sua loja. Faça mais do que o esperado, ofereça um mimo ou um brinde para comemorar uma data especial — como o aniversário do cliente — e surpreenda-o!
Aqui também vale relembrarmos a importância da experiência que a sua loja física proporciona. Além de surpreender positivamente com os exemplos acima, é muito importante não impactar negativamente. Portanto, verifique se a iluminação está adequada, se ambiente está bem sinalizado e, de forma geral, agradável à clientela.
Transmita confiança
Alguns consumidores entram em uma loja cientes do que querem; outros, ainda buscam mais informações e esperam contar com a opinião dos vendedores; além desses, temos ainda os que adquirem um bem ou produto por impulso. Em todos esses casos, um vendedor bem informado e capaz de transmitir confiança pode ser um grande diferencial.
Com isso em mente, é cada vez mais relevante ter uma equipe bem capacitada. Treine seus colaboradores e mantenha-os atualizados sobre as novidades do mercado para que eles estejam preparados para tirar as principais dúvidas dos clientes.
Aprimorar as práticas de venda deve ser uma meta de todos na sua empresa, uma vez que pode trazer diversos benefícios, entre eles o aumento das vendas — sempre a busca número um de quem atua nessa área, certo? Invista nos seus colaboradores e na experiência gerada aos clientes e, depois disso, é só correr para o abraço!
Esperamos que tenha gostado do nosso post e que nossas dicas sejam úteis a você e sua equipe. Quer continuar acompanhando conteúdos como esse? Então curta a nossa página no Facebook e até a próxima!
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