Saiba como proteger o CPF com essas 4 dicas

O cuidado com os documentos é essencial para que nenhuma atividade não autorizada seja feita em seu nome. Além de cuidar da identidade, dos cartões e dos dados bancários, você deve conseguir responder a pergunta: “Como proteger meu CPF?”.

Ao fazer isso, é possível prevenir dívidas em seu nome, bem como fraudes e identificações incorretas. Com os cuidados certos, evitam-se dores de cabeça, restrições no nome e muitos outros riscos.

Quer descobrir como acertar e impedir problemas? Veja 4 dicas essenciais e comece a colocar em prática!

Não forneça o número para estranhos

O número do CPF é um dos dados mais importantes sobre uma pessoa. Ele pode identificá-lo e até servir para liberar ações, como atividades fraudulentas. Por isso, é indispensável tomar cuidado com quem sabe esse número.

Nunca o divulgue na internet e nem forneça para estranhos, se não houver um motivo claro. Vale ter atenção mesmo nos estabelecimentos em que há a inclusão do CPF na nota. Confira se as informações serão digitadas no sistema, em vez de anotadas, para evitar que o documento caia em mãos erradas.

Tenha cuidado com compras online

A compra online traz muita praticidade e conforto. Mas se você quiser saber como proteger seu CPF de verdade, é preciso redobrar a atenção. Verifique se o site é idôneo e avalie o que as pessoas dizem sobre a marca. Além disso, confira se há um certificado de segurança para proteger os dados.

Lembre-se de que, em uma loja virtual, há dados ainda mais importantes que o CPF, como endereço, telefone ou informações do cartão ou conta bancária. Portanto, todo cuidado é necessário.

Nas lojas físicas, o cuidado deve ser com a conferência de documentos. Nunca permita que eles saiam da sua vista, para evitar clonagens.

Fique atento aos golpes por mensagens

Diversos golpes para captura de dados, conhecidos como “phishing”, envolvem o número do CPF. Talvez você receba uma mensagem dizendo que seu nome está sujo ou mesmo que ganhou um prêmio. Na maioria das vezes, há o pedido para informar o número do documento para “validação”.

Para não correr riscos, o melhor é sempre desconfiar das mensagens. Caso receba uma mensagem em nome de um credor, veja se o endereço de e-mail é adequado ou não. Se tiver dúvidas, entre em contato com o estabelecimento.

Também é preciso ter cuidado com ofertas, promoções e prêmios. Não adicione suas informações sem saber a procedência e sem poder garantir a segurança.

Monitore o CPF regularmente

Para ter sucesso na tarefa de como proteger o CPF, é indispensável acompanhá-lo com regularidade. Desse modo, é possível verificar se há alguma alteração imprevista, como um débito em seu nome que não deveria estar lá.

Em vez de fazer consultas manuais, contrate um serviço especializado. Com toda a segurança necessária, você acompanhará cada movimentação e saberá se existe alguma irregularidade ou pendência. Desse modo, é mais fácil se prevenir contra surpresas desagradáveis e agir rapidamente.

Para entender como proteger seu CPF, é essencial reforçar as ações de prevenção contra golpes e uso indevido. Além disso, contratar um monitor do documento permite acompanhar todas as mudanças e saber, na hora, se existe algo que merece a sua atenção.

Como escolher um recurso de qualidade é indispensável para a sua segurança, conheça o serviço Cred Alerta e comece a usar!

ebook_prevenção_de_fraudesPowered by Rock Convert

DATE: nov 22, 2019
AUTOR: Maylan Moreno
Inadimplência, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *