HomeGestão empresarial

Veja dicas de como fazer uma gestão de capital de giro eficiente

Veja dicas de como fazer uma gestão de capital de giro eficiente

Tempo de Leitura: 3 minutos

Sob o ponto de vista contábil, o capital de giro, também chamado de ativo circulante, constitui o valor utilizado para manter a empresa em pleno funcionamento. Esse recurso pode ser usado para vários fins, como o pagamento de contas recorrentes, investimentos na operação e gastos imprevistos.

Para minimizar os riscos que a sua empresa corre, é preciso dedicar atenção para manter as finanças equilibradas.

Por isso, neste post, você vai saber:

  • O que é o capital de giro.
  • Por que o capital de giro é tão importante.
  • Como fazer a gestão do capital de giro.

O que é o capital de giro?

Se você já tem um negócio atuante no mercado, o capital de giro representa a reserva de dinheiro para arcar com gastos referentes:

  • à folha de pagamento;
  • à aquisição do estoque;
  • às despesas administrativas;
  • ao pagamento de aluguel e demais contas do imóvel.

Por outro lado, se você está no processo de criar um negócio, saiba que esses recursos são fundamentais para manter a empresa de portas abertas mesmo que nenhuma venda seja realizada, a princípio.

Por que o capital de giro é tão importante?

O propósito de um empreendimento é gerar lucros e valor para seus investidores e sócios. Para isso, é preciso assegurar que a entrada de receitas seja maior que a saída de dinheiro.

Porém, o valor das vendas nem sempre é recebido à vista. Isso ocorre no comércio com bastante frequência, pois essa é uma situação em que o cliente pode optar por realizar o pagamento a prazo.

Portanto, uma reserva de recursos é fundamental para lidar com as contas do cotidiano e estar preparado para imprevistos.

Como fazer a gestão do capital de giro?

O bom funcionamento de uma empresa depende da sua saúde financeira para que possa continuar a crescer. Nesse sentido, é importante saber como fazer uma boa gestão do seu capital de giro. Veja!

Acompanhe o fluxo de caixa

A melhor ferramenta para acompanhar as variações do capital de giro é chamada de fluxo de caixa. Se os seus clientes têm a opção de parcelar as compras enquanto a sua empresa paga os seus fornecedores à vista, a sua situação financeira se encontra em desequilíbrio.

A principal função do fluxo de caixa é fornecer uma visão clara sobre a entrada de recursos e a saída de dinheiro, identificando, assim, as necessidades de capital de giro. Desse modo, é possível planejar os gastos em curto e longo prazo.

Estabeleça controles financeiros

Existem diversas formas de demonstrar a performance da sua empresa. Quanto mais detalhes você tiver, melhor será a sua gestão, visibilidade sobre os processos e a sua capacidade de tomar decisões conscientes.

Os principais indicadores são:

  • histórico da demanda;
  • faturamento diário ou mensal;
  • prazo médio de recebimento de vendas;
  • prazo médio de pagamento aos fornecedores.

Construa um sistema de cobrança eficaz

A inadimplência dos clientes é um dos maiores obstáculos para a manutenção das reservas de recursos. Isso acontece porque o recebimento se torna imprevisível e sujeito a atrasos que afetam o planejamento financeiro.

Para contornar essa situação, é fundamental contar com um sistema de cobrança que permite recuperar os valores devidos e manter uma relação saudável com os clientes.

O meio mais eficiente de manter o capital de giro é a obtenção de lucro por meio da venda de mercadorias ou prestação de serviços. Para isso, é preciso colocar em prática métodos que ajudem a diminuir riscos que comprometem o bom desenvolvimento da empresa.

Levando isso em consideração, podemos afirmar que para manter a liquidez do seu negócio você deve conhecer as 4 melhores estratégias para usar na sua gestão de inadimplência.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0