Carro batido pode dar muito prejuízo. O mero fato de ele ser “sinistrado” já abate grande parte do seu valor de revenda. Se ele já sofreu uma colisão
Carro batido pode dar muito prejuízo. O mero fato de ele ser “sinistrado” já abate grande parte do seu valor de revenda. Se ele já sofreu uma colisão e não foi submetido aos consertos adequados, pode apresentar outros problemas no futuro, como desalinhamento.
Finalmente, o consumidor que adquire um carro batido pode entrar com um processo contra sua agência de veículos, se conseguir provar que havia algum defeito antes do fechamento do negócio. Leia nosso conteúdo e confira algumas dicas sobre o tema.
Faça a inspeção à luz do dia
Assim como na hora de visitar um apartamento, a inspeção do veículo deve ser feita durante o dia. A luz do sol vai ajudar a destacar qualquer diferença de relevo, cor ou brilho na lataria. Melhor ainda se o carro estiver em local aberto. Dê preferência ao começo da manhã e ao fim da tarde, quando o sol não está muito forte e as condições também ajudam a tirar boas fotografias, se for o caso.
Preste atenção na simetria
A primeira coisa a se reparar em um veículo é a simetria, ou seja, a semelhança entre o lado esquerdo e o direito. O farol, o retrovisor, a roda e a maçaneta de um lado, devem ser bem parecidos com seus equivalentes. Observe se o veículo mantém seu alinhamento natural, do capô às laterais até o porta-malas.
Abra o capô
O vão entre o para-choque e o capô deve estar bem alinhado. Verifique o cofre do motor, pois é uma das áreas do carro que mais consegue identificar possíveis deformações. Normalmente, essa área fica comprometida por causa de batidas dianteiras.
Confira se os parafusos dos faróis na carroceria foram mexidos. Veja se há uma solda entre o painel e os paralamas. Preste atenção nas etiquetas e confira se elas estão em suas posições originais. A ausência de alguma é um sinal de que o carro já bateu na parte frontal.
Abra e feche as portas
Em um carro em boas condições, todas as portas abrem e fecham com facilidade: a do capô, as laterais, a do porta-malas e até o do porta-luvas. A parte elétrica do carro também deve estar funcionando OK: as janelas fecham por inteiro, o painel indica tudo corretamente, etc.
Ligue os faróis
No caso de batida frontal ou traseira, o mais comum é que o dono do carro troque apenas o equipamento que foi danificado. Isso pode resultar em assimetria. Para não ter dúvida, verifique todos os faróis, tanto apagados quanto acesos, e note se há alguma diferença entre eles.
Verifique a traseira
A traseira de um carro batido pode ser corrigida facilmente por funileiros, muitas vezes por meio do famoso martelinho de ouro. Mas é difícil corrigir o espaço que abriga o estepe. Tire o estepe do carro. O vão deve ser um círculo perfeito; se for oval, é sinal de carro batido.
Outro indicador são pontos de solda. Já marcas de tinta são um bom sinal: ficam em porcas e parafusos quando o carro sai de fábrica, e não são reproduzidas pelos funileiros.
Tateie a pintura
Um carro usado dificilmente terá uma pintura perfeita. Um veículo com vários anos e uma lataria uniforme provavelmente teve a carroceria repintada. Isso pode ter sido apenas para melhorar a aparência do veículo, mas também pode ser usado para disfarçar batidas. Na dúvida, não olhe apenas: sinta o carro com os dedos, em busca de diferenças de textura ou relevo.
Para notar a diferença mais rapidamente, prefira fazer essa vistoria durante o dia. Normalmente, as oficinas não conseguem reproduzir a mesma pintura das montadoras, além disso, a cor costuma ser mais opaca. Com o reflexo da luz fica mais fácil identificar essas falhas, especialmente se a cor for metálica.
Faça uma pesquisa no Google
Para saber se a pintura do carro está dentro do padrão, busque no Google Imagens pelo modelo e confira as cores que aparecem. Uma cor diferente das oferecidas com os veículos originais não é necessariamente sinal de carro batido, mas pode ter sido usada para disfarçar algum arranhão.
Sinta o cheiro
Às vezes o carro não foi necessariamente batido, mas foi danificado por uma enchente ou enxurrada. Como essa água nunca é muito limpa, deixa um odor no veículo. Verifique o estofamento dos bancos, carpete e desconfie do uso de sachês e aromatizantes. O carro também pode ter problemas de vedação.
Ouça o carro
Ao sentar-se no carro, escute atentamente se há algum ruído incomum, como barulho excessivo das molas. Dê pancadinhas ao longo da lataria e verifique se o som muda entre uma e outra, pode ser sinal de aplicação de massa plástica. Preste atenção em qualquer barulho com o carro rodando.
Faça um test drive
Um sinal de carro batido é a falta de alinhamento e balanceamento. Se você conduzi-lo com o volante na posição neutra, o carro pende para a esquerda ou direita, e aí é necessário inclinar ligeiramente o volante na direção oposta para o carro andar reto. Às vezes, andar com o carro é a única forma de descobrir que ele já se envolveu em acidente.
Olhe de pontos estratégicos
Olhando o carro de alguns ângulos específicos fica mais fácil de analisar se houve ou não uma batida. O primeiro passo é olhar a parte dianteira do carro, principalmente o espaço que fica entre o parachoque e o capô. Essa região deve estar em perfeito alinhamento.
O próximo passo é abrir e fechar o capô para ver se fecha corretamente. Quando há uma colisão frontal com o carro, essa parte pode ficar difícil de encaixar depois do ocorrido. O mesmo vale para as portas laterais e a do fundo, ou seja, a do porta-malas.
Analise também o parachoque traseiro, se há algum tipo de ferrugem ou amassado, ainda que seja uma única linha. Olhe a porta traseira, pois se ela não estiver perfeitamente encaixada é sinal de que houve batida.
Veja se tem terra
Terra no carro? Pois é, depois de uma enchente o problema do carro não será apenas o cheiro, como também o fato de que pode ficar com terra em partes que, uma limpeza normalmente não consegue alcançar. Por exemplo, se você pedir para abrir as portas laterais e verificar dentro delas. Outro lugar que a terra costuma ficar é debaixo dos bancos e do carpete.
Mas se a limpeza foi muito boa, você não conseguirá identificar terra nesses locais. Porém, sempre há uma maneira. O fato de o dispositivo retrátil do cinto de segurança emperrar com frequência, rangidos e falhas na parte elétrica conseguem identificar que o carro já foi vítima de uma enchente.
Veja a numeração do Chassi
Os vidros laterais do carro possuem, obrigatoriamente, os últimos 7 dígitos do Chassi. Assim, se já houve alguma batida e precisou trocar o vidro, é bem provável que ele não venha com esse número, portanto, fique atento.
Outro local que deve ter o número compatível é o motor. Se o número do motor e do Chassi não batem, é porque, provavelmente, um dos dois foi adulterado. O mais provável é que o motor do carro foi trocado, então pode ser que o carro já sofreu colisão. O número do motor também pode ser consultado no site do Detran. Isso pode mostrar se a peça foi roubada, por exemplo.
Confira o histórico
É possível fazer isso de maneira totalmente gratuita por meio do site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Você pode ligar para o departamento e pedir informações de como proceder com a consulta.
É claro que isso não é uma garantia de 100% de que o carro que deseja comprar nunca sofreu uma colisão mais leve. Mas em caso de batidas mais graves é bem provável que tenha sido reportada ao Denatran.
Procure um especialista para saber é carro batido
É lei: o laudo cautelar é imprescindível no momento da transferência de titularidade do veículo. Essa vistoria é feita por empresas credenciadas pelo Detran, e, além de verificar se o carro já foi batido, identifica quaisquer reparos estruturais significativos no automóvel.
Carro batido pode causar muito prejuízo ao seu negócio, especialmente se não for descoberto antes. As dicas neste artigo ajudam você a evitar esse problema. Para não ficar na dúvida, o ideal mesmo é contratar a ajuda de um especialista, que já tenha experiência prática e reconhecimento no mercado.
Sua agência de veículos está pensando em comprar um carro usado, mas desconfia que ele já foi batido? Fale com a gente e peça uma análise de procedência veicular. Atuamos em todo o Brasil.
COMMENTS
Bom dia parabéns pelas dicas, excelente conteúdo, tenho uma dúvida sobre o assunto, se o carro for batido e não tiver nenhum histórico em qualquer banco de dados, ele perde valor na revenda? Ou apenas o carros que tem passagem por leilão e sinistrado no documento.
Olá Cláudio, tudo bem com você?
Muito obrigada por acompanhar nosso conteúdo.
Sobre sua dúvida, se um carro foi batido, mas não há registro disso em nenhum banco de dados ou no histórico do veículo, ainda assim pode perder valor na revenda, especialmente se o comprador em potencial ficar sabendo do acidente por meio de uma inspeção ou por meio de informações obtidas de outras fontes. Pois mesmo que o acidente não tenha sido grave, ele ainda pode deixar evidências de reparos ou danos que podem afetar a percepção do comprador em relação ao carro.
Parte de dentro do porta mala do prisma está com a cor diferente da parte de dentro, isto e norma
Olá Renato, como vai?
Não, provavelmente o veículo foi reparado, teve a cor trocada ou adulterado.
Comprei um carro e a cautelar está Aprovada.
ViDRO DIANTEIRO (PARA-BRISA)
DATAS DOS CINTOS DE SEGURANÇA DE ACORDO COM O ANO DE FABRICAÇÃO DO VEÍCULO… PEQUENO
AMASSADO NO PAINEL FRONTAL… PEQUENOS AMASSADOS NO PAINEL TRASEIRO…Não original/outro tipo.
O que significa?
Olá Jacqueline, tudo bem? Estas informações foram passadas pela vistoria cautelar? O ideal é você fazer estes questionamentos por lá, não conseguimos dar mais detalhes somente com estas informações.