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6 Estratégias de Cobrança para aplicar ainda hoje na sua empresa

6 Estratégias de Cobrança para aplicar ainda hoje na sua empresa

Tempo de Leitura: 3 minutos

Adotar estratégias de cobrança eficazes é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio. Estas estratégias ajudam a maximizar a recuperação de valores, reduzir custos e manter um bom relacionamento com os clientes. Utilize nossas soluções de consulta para garantir campanhas seguras e eficientes.

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A inadimplência atinge empresas de todos os portes e setores, concessionárias, revendedoras e despachantes, infelizmente, não ficam de fora. Segundo a Agência Brasil, no mês de maio de 2024 78,8% das famílias brasileiras estavam endividadas. Por isso, se preparar e adotar uma estratégia de cobrança se faz necessário.

Neste artigo, você conhecerá 6 estratégias de cobrança que podem ser adotas pela sua empresa com a finalidade de evitar a inadimplência. Continue a leitura e confira!

O que é uma estratégia de cobrança?

Uma estratégia de cobrança é, sobretudo, um conjunto de práticas e métodos utilizados por uma empresa para reaver valores devidos pelos clientes, sem afetar o relacionamento saudável entre empresa e cliente.

Confira agora algumas sugestões de estratégias:

1. Programas de Incentivo

Primeiramente, é importante ter em mente que a sua estratégia de cobrança não deve ter início apenas após o endividamento e a prática de programas de incentivos é um ótimo exemplo de como trabalhar a sua estratégia de forma preventiva. Oferecer, por exemplo, descontos ou recompensas para pagamentos antecipados evita com que a empresa invista dinheiro e tempo com cobranças de clientes devedores além de criar um relacionamento positivo com o mesmo.

2. Cobrança Preventiva

Implementar sistemas de cobrança preventiva com lembretes de pagamento e informações detalhadas sobre os pagamentos realizados e futuros ajuda a evitar a inadimplência. Nesta opção é possível a contratação de plataformas específicas ou até mesmo treinar os funcionários para que realizem manualmente essa cobrança. As notificações podem ser enviadas via e-mail, WhatsApp e SMS.
Vale lembrar que é preciso se atentar à base de dados dos clientes e mantê-la sempre atualizada.

3. Comunicação Humanizada

Se mesmo com as práticas para, sobretudo, evitar o endividamento o seu cliente acabou atrasando um pagamento, o próximo passo é trabalhar a cobrança para garantir os devidos pagamentos e fechar o caixa da empresa no azul. Para isso, uma comunicação mais humanizada é uma boa solução.
Construa um relacionamento próximo com o cliente, conheça suas dores e crie uma comunicação personalizada. Assim que estiver mais próximo ao cliente ofereça soluções flexíveis e que se adequem à sua situação.

4. Eduque seus Clientes

Crie e compartilhe com seus clientes conteúdos educativos que forneçam dicas práticas sobre gestão financeira pessoal. O conteúdo poderá ser um e-book, email e conteúdos nas redes sociais.

5. Analise suas interações

Analise o histórico de interação com clientes inadimplentes e adapte a estratégia de acordo com as ações e comunicações com resultados positivos. Isso resultará em uma estratégia de cobrança sempre atualizada e mais assertiva.

6. Negative os Devedores

Se mesmo após a implementação de todas as estratégias anteriores o seu cliente se tornar um devedor, uma opção eficaz para a recuperação do crédito em aberto é a negativação de devedores na base da Serasa Experian. Com essa negativação sua empresa economizará com os custos em protestos de títulos, já que o valor da plataforma é inferior.
O processo também é bastante simples e prático, basta seguir esses passos:

  • Contrate o serviço Negativar Devedores;
  • Efetue o cadastro da sua empresa no portal;
  • Cadastre os seus clientes inadimplentes no sistema;

Após a realização desses passos, a Serasa Experian irá notificar o cliente e caso o mesmo não regularize a dívida, será incluído no cadastro PEFIN do Serasa. É importante lembrar que esse processo é legal e possui respaldo no Código de Defesa do Consumidor.

Utilizando essas soluções, você irá, certamente, otimizar suas ações de cobrança, assegurando o sucesso e a sustentabilidade financeira da sua empresa.

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Taina Valente - Rede Cred Auto

Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Com mais de seis anos de experiência nas áreas de Analista de Marketing e Community Manager, tenho como objetivo fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente criando comunidades engajadas. Sou apaixonada por planejar e executar campanhas relevantes e que promovam um crescimento mútuo.

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