HomeGestão empresarial

3 erros do planejamento tributário que você precisa evitar

3 erros do planejamento tributário que você precisa evitar

Tempo de Leitura: 2 minutos

Os impostos no Brasil são um assunto que gera bastante dúvida no ramo empresarial, o que é agravado pela quantidade de tributos e suas diferentes categorias. Sabemos que conseguir se organizar nesse quesito não é fácil. Não é à toa que os gestores precisam conhecer bem os possíveis erros do planejamento tributário para evitar problemas para o seu negócio.

Para se ter uma ideia, o país está em uma posição alta quando o assunto é a média de cobrança de impostos. Segundo o Gazeta do Povo, as empresas brasileiras, principalmente pequenas, chegam a gastar 65% de sua renda em impostos. São muitos tributos e, muitas vezes, o empresário não sabe como lidar com eles.

Pensando nisso, neste texto nós vamos explicar:

  • A importância de fazer o planejamento tributário.
  • Os 3 principais erros do planejamento tributário.

Boa leitura.

A importância de fazer o planejamento tributário

Em média, um negócio precisa lidar com 7 impostos (ISS, PIS/PASEP, COFINS, ICMS, IRPJ, INSS e CSLL), isso é um volume grande e que sem um gerenciamento correto pode complicar muito o desempenho do negócio.

Além da questão financeira, afinal, um simples erro na escolha do regime pode fazer a empresa desembolsar mais do que deve. Também, existem os problemas com a Receita Federal que podem afetar até o direito de exercer suas atividades.

O plano, então, se torna uma atividade fundamental, visto que ajuda na redução de custos e garante que a empresa se mantenha de acordo com as diretrizes legislativas. Agora que entendemos o quanto é importante o planejamento tributário, vamos compreender quais sãos principais erros. Continue!

Os 3 principais erros do planejamento tributário

1. Falta de conhecimento sobre a carga tributária

A falta de conhecimento em relação à carga tributária é um erro bastante comum, principalmente, se a empresa não tem profissionais para cuidar desse assunto. É claro que os cuidados com os tributos podem ser repassados para a gestão, porém, esses funcionários já têm muita coisa para cuidar e podem ficar sobrecarregados — o que pode gerar mais erros.

Ainda tem o fato de que esses empregados também não conhecem profundamente o assunto e, nesse caso, não adianta culpar o fisco, pois isso é um problema da falta de conhecimento sobre o sistema tributário.

2. Escolha de regime tributário incorreto

Um dos aspectos mais importantes do planejamento tributário é a possibilidade de escolher qual é o melhor regime para a empresa. Contudo, é um erro bastante comum que o empresário selecione o errado. A consequência é arcar com custos bem maiores do que ele deveria.

O impacto dessa opção errada pode fazer toda a diferença nos recursos da empresa, afetando sua saúde. Por isso é importante saber quais são os regimes e quais são as suas principais características.

3. Falta de apoio especializado

Mesmo para pequenas empresas, em que o faturamento não é tão expressivo ou que estão no começo de sua jornada, as questões contábeis são parte da rotina. Não ter uma ajuda especializada é entrar em um caminho perigoso e que pode até ser crucial para a sobrevivência, principalmente, quando estamos falando de tributos.

Ser amparado por uma empresa de contabilidade não é só a garantia de lidar com as questões tributárias (regime, impostos, demonstrativos fiscais etc.), mas, também, com o controle das contas, balanço patrimonial, proteção dos bens, entre outros. Dessa forma o empresário pode ter a liberdade para focar nos assuntos que realmente importam para o seu negócio.

Entendeu o que são os erros do planejamento tributário e como é importante a atenção com esse assunto para evitar custos a mais e problemas com o Fisco? Então, que tal deixar um comentário? Teremos prazer em responder!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0