Uma política de crédito é um plano completo que envolve diretrizes sobre o que fazer caso a sua empresa seja afetada pela inadimplência de clientes. E
Uma política de crédito é um plano completo que envolve diretrizes sobre o que fazer caso a sua empresa seja afetada pela inadimplência de clientes. Em termos simples, esse documento descreve quais são os prazos de pagamento, o que fazer em caso de atrasos e quais são as formas de cobrança.
Contudo, o mais importante é saber quais fatores estão impedindo o cliente de efetuar os pagamentos na data de vencimento. Por isso, preparamos este conteúdo para esclarecer as suas dúvidas.
Neste post, você vai saber mais sobre:
- Quais são as causas da inadimplência.
- Como eliminar inadimplência de clientes.
Quais são as causas da inadimplência?
Esse é um dos grandes desafios que os gestores devem solucionar. Isso ocorre porque a falta de pagamento pode estar relacionada à insatisfação com o produto, por exemplo.
Atraso na entrega e falta de controle financeiro podem ser associados a um alto nível de inadimplência. Portanto, é importante implementar medidas para identificar o porquê que os pagamentos não estão sendo feitos.
Como eliminar inadimplência de clientes
Estabeleça canais de comunicação com os clientes
Antes que o cliente se encontre em atraso e, posteriormente, inadimplente, recomenda-se enviar lembretes antes do vencimento. Ao mesmo tempo, é importante estar aberto a negociações e programação de outras formas de pagamento. Prorrogar o recebimento de uma fatura é mais vantajoso do que recuperar a dívida no futuro.
Aprimore o processo de análise de crédito
Fornecer crédito aos clientes é um risco que as empresas devem estar dispostas a correr para permanecerem competitivas. Isso quer dizer que a solução não está em flexibilizar excessivamente as formas de pagamento, pois essa alternativa não beneficia a saúde financeira.
Desse modo, esse processo requer o desenvolvimento de um registro histórico do comportamento do cliente para estabelecer uma análise de crédito que possibilite:
- monitorar atrasos;
- enviar cobranças;
- obter relatórios precisos; e
- processar dados de forma ágil.
Crie um ranking de devedores
Quem deve ser cobrado primeiro: aqueles que devem mais ou aqueles que devem há mais tempo? Essa é uma questão que envolve a sua estratégia e a medida de esforço necessário para recuperar os valores devidos.
Quando os clientes que devem o maior montante são abordados primeiro, os resultados são mais satisfatórios, pois o valor obtido é significativo. Porém, para aqueles que devem há mais tempo, é necessário decidir se há interesse em manter a relação comercial.
Invista em automação
No mercado já existem softwares especializados e equipados com funções para tornar a avaliação e o monitoramento de riscos de crédito cada vez mais eficiente. Por isso, pesquise e adquira um sistema que mais se adapte à sua operação.
Como resultado, a sua empresa passa a controlar as suas transações por meio de uma ferramenta informatizada. Até mesmo a automação das atividades comerciais pode ser modificada para tomar decisões mais bem informadas.
O aspecto mais importante do processo de cobrança é a comunicação. Por isso, estabeleça um fluxo claro sobre as expectativas de pagamento. Quando essa tática é ineficaz, o próximo passo é tentar um acordo para eliminar a inadimplência de clientes.
Nós queremos saber como você lida com a inadimplência no seu negócio. Compartilhe a sua experiência e deixe um comentário neste post.
COMENTÁRIOS
parabens pelo artigo, me ajudou muito
Muito obrigada!
Qualquer dúvida só falar conosco.