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4 tipos de meios de pagamento e por que vale a pena diversificar

4 tipos de meios de pagamento e por que vale a pena diversificar

O consumidor está mais exigente, e o mercado, cada vez mais acirrado. É por isso as empresas (e os profissionais) precisam encontrar formas de se rei

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O consumidor está mais exigente, e o mercado, cada vez mais acirrado. É por isso as empresas (e os profissionais) precisam encontrar formas de se reinventar, apostando em novas estratégias para atrair e fidelizar o cliente. Entre elas, a ampliação expressiva dos tipos de meios de pagamento desponta como uma tática eficaz.

Ao considerar o contexto da sociedade — hiperconectada, imersa em uma rotina corrida — e os anseios do consumidor — praticidade, transparência e rapidez, por exemplo —, é natural que as organizações invistam na customização de serviços, aprimorando os benefícios que agregam ao consumidor.

Se seu objetivo é entender um pouco mais sobre os novos meios de pagamento, é importante que leia este texto até o fim! Neste post, você conhecerá a importância de diversificar os métodos de transações que oferece, saberá quais são os principais meios de pagamento do mercado e terá acesso aos benefícios mais relevantes de implantar uma estratégia que valoriza essa diversificação. Boa leitura e bons insights!

Qual é a importância de diversificar os métodos de pagamento?

A evolução da tecnologia foi, também, a revolução das empresas modernas. Ao contar com recursos tecnológicos cada vez mais robustos, as empresas passaram também a ter mais poder, segurança e autonomia para tomar as decisões estratégicas do negócio — o que, em última escala, contribuiu para acirrar a concorrência no mercado.

A construção de diferenciais competitivos é, portanto, a saída mais efetiva para atrair e conquistar clientes fiéis. Nesse panorama, a tecnologia aparece como um mecanismo capaz de viabilizar essas mudanças, que têm o objetivo de satisfazer plenamente o consumidor em suas necessidades e desejos.

A diversificação de meios de pagamento é, portanto, uma iniciativa valiosa. Ao ampliar a gama de serviços, aproximando-se dos hábitos da sociedade, as empresas ganham a confiança e a preferência de compra dos indivíduos. Essa cadeia, por si só, já reforça a importância de uma postura inovadora.

De forma a aprimorar os serviços e a fortalecer a proposta de valor que sustentam, as organizações devem se voltar às oportunidades de se diferenciar. E uma delas é, sem dúvida, a diversificação dos meios de pagamento.

Quais são os principais meios de pagamento do mercado?

Estabelecimentos físicos e virtuais (os chamados e-commerces) lidam diariamente com os desafios do pagamento. Assim como a qualidade do produto, formas facilitadas de compra geralmente asseguram resultados mais volumosos às companhias.

Dessa forma, o surgimento de novos métodos de pagamento pode ser compreendido como a convergência de dois fatores principais: a tecnologia, que estendeu as possibilidades, e o comportamento do consumidor, que exigiu mudanças.

Confira, agora, alguns dos principais meios adotados na atualidade.

1. Dinheiro

O dinheiro já foi uma das principais formas de pagamento, mas, no comércio atual, perdeu espaço para métodos mais simples e práticos, como o cartão. Aliás, é bastante comum que as transações em espécie sejam maiores em estabelecimentos que vendem a baixos preços.

Para a empresa, o recebimento em dinheiro implica em alguns benefícios relevantes, tais como a isenção no pagamento de taxas operacionais. Por outro lado, levando em conta a preferência do consumidor, é fundamental oferecer outros métodos.

2. Cartão

Os cartões de débito e crédito compõem, sem dúvida, uma das modalidades de pagamento com mais expressão no mercado moderno. Atributos como praticidade e segurança reforçam a posição de método e garantem cada vez mais adeptos ao sistema.

Para o empreendedor, é imprescindível que haja suporte ao recebimento com cartões — do contrário, a penetração no mercado pode ser fatalmente comprometida. Vale lembrar ainda que esse método de pagamento gera custos operacionais e está ligado a taxas variáveis. Pesquise!

3. Boleto bancário

O boleto bancário também tem grande representatividade no Brasil. Com vantagens atrativas ao consumidor — tais como dispensar conta em banco ou cartão de crédito —, o método também é vantajoso para a empresa que a oferece, uma vez que a emissão dos documentos tem baixo custo relativo.

É fundamental que a empresa diversifique suas opções e, para isso, o boleto serve bem ao propósito. Para viabilizar a alternativa, basta manter uma conta-corrente aberta em qualquer banco, vinculando uma carteira de cobrança a ela.

4. Débito recorrente

A cobrança recorrente é uma modalidade recente, mas que vem ganhando espaço a cada ano. A justificativa principal para o avanço reside no comportamento do consumidor, que busca mais praticidade na administração de suas contas e pendências.

O débito recorrente baseia-se no pagamento programado de mensalidades, descontadas automaticamente da conta do consumidor na data programada. A transação é bastante comum para serviços de streaming (de música ou filmes, por exemplo) e traz ótimos benefícios aos dois lados da compra: o cliente não tem seu crédito comprometido e a empresa reduz a inadimplência.

Quais são os principais benefícios da diversificação dos métodos de pagamento?

A essa altura, é provável que você já tenha percebido a importância de apostar em métodos de pagamentos complementares. Para fazer frente a concorrência, é preciso tecer estratégias que tenham respaldo nas preferências e na rotina dos consumidores.

Entre os principais benefícios da diversificação dos meios de pagamento, despontam:

  • a atração e a fidelização de novos clientes, que têm os métodos alternativos (tais como cartões e boleto) como preferência de pagamento, priorizando a comodidade e a segurança das transações;
  • a minimização de desistências, já que eventuais impedimentos (ausência momentânea do cartão de crédito, por exemplo) podem ser facilmente contornados com formas alternativas de pagamento;
  • a diminuição de fraudes, uma vez que modalidades ligadas às instituições financeiras, como é o caso dos cartões, asseguram o recebimento de valores e reduzem os riscos do negócio.

Na prática, ao diversificar os tipos de meios de pagamento, o empreendedor impulsiona o crescimento sustentável do negócio. A inovação constante — em processos e rotinas — é o combustível do desenvolvimento corporativo e faz toda a diferença nos resultados obtidos. Aposte nas estratégias de pagamento e fature mais!

O conteúdo foi útil e motivou em você uma série de reflexões importantes sobre a dinâmica do mercado? Ótimo! A diversificação dos meios de pagamento é uma tática excelente para alavancar a competitividade e maximizar os resultados da companhia. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo a enfrentar os desafios do mercado.

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