HomeInadimplência

Meios de pagamento: quais são os melhores para evitar inadimplência?

Meios de pagamento: quais são os melhores para evitar inadimplência?

Tempo de Leitura: 3 minutos

A tão temida inadimplência é um problema que não só afeta o consumidor como também pode assombrar aqueles que lidam com o comércio. Para evitar isso, não há outra forma se não desenvolver melhores meios de pagamento.

Por isso, entendendo o quanto essa questão é abrangente, nós separamos algumas informações importantes sobre esse assunto. Neste artigo, você vai ver:

  • Como um sistema de gestão pode lhe ajudar a não ser inadimplente.
  • Quais são os meios de pagamento ideais para não ter dívidas.
  • Como evitar a inadimplência.

Confira!

Crie um sistema de gestão e mapeamento do processo de pagamento

Não é possível você começar a alterar as formas de pagamento da sua empresa se você não lidar com a gestão dessa área. É importante entender que, para controlar a inadimplência e até evitá-la, é preciso investir em ações contínuas. Assim, é possível aproveitar melhor o tempo e evitar gastos desnecessários.

A chave nessa circunstância é automatizar os processos e determinar alguém que fique encarregado de gerir esse setor. Ou seja, esse funcionário (ou os funcionários do setor) será responsável por acompanhar a inadimplência e entrar em contato com esses clientes por meio de canais específicos (SMS, telefone, e-mail etc).

Além de ter um sistema automatizado para facilitar as ações de cobrança, cancelamento e suspensões. Também, é interessante elaborar um roteiro e métodos padrões para lidar com esse tipo de situação.

Como evitar a inadimplência?

Agora que você entendeu como começar a administrar o seu processo de pagamento, vamos saber o que é possível fazer para evitar a inadimplência. Entenda!

Permita a mudança do responsável pelo pagamento

Sabemos que, em algumas situações, o cliente não tem condições suficientes de lidar com a despesa. Às vezes, ele não tem renda e depende de terceiros. É interessante que a sua empresa tenha um sistema que, em certos períodos, possibilite a alteração do responsável pelo pagamento.

Ofereça incentivos

Nesse caso, é mais uma forma de recompensar aqueles clientes que pagam tudo em dia. Oferecer benefícios para esses consumidores e divulgá-los é uma forma de incitar que esse comportamento continue e até incentivar que os inadimplentes mudem.

Diversifique os meios de pagamento

Um empreendimento está sujeito a lidar com diferentes pessoas e, inevitavelmente, haverá várias maneiras de pagamento. Não é possível que o negócio tenha uma vida longa se não estiver preparado com ferramentas e dispositivos para lidar com essas formas de pagamento, como cartão, cheque, depósitos etc.

Quais são os melhores meios de pagamento para evitar a inadimplência?

Dinheiro em espécie

Sabemos que as pessoas usam cada vez mais cartões de crédito e débito, porém, o dinheiro ainda é uma forma de pagamento bastante utilizada. Como vantagem, ele tem uma ótima liquidez, já que o valor é recebido na hora e também não possui taxa de transação. Porém, não é muito seguro acumulá-lo no caixa, já que há risco de assaltos.

Boleto inteligente

Os boletos inteligentes são documentos em que os juros e as multas são calculados automaticamente. Assim, o cliente pode imprimi-lo e pagá-lo nas instituições financeiras. Além disso, são formas de garantir o pagamento total do produto, já que não há como parcelá-los. O grande problema está no fato de que as instituições costumam cobrar taxas para a sua emissão.

Cartões de crédito e débito

Os cartões possuem algumas desvantagens como as taxas de transação, a possibilidade de prazos estendidos para receber e as fraudes. Para se ter uma ideia, o pagamento no débito pode demorar em torno de 2 dias para chegar à sua conta e, no crédito à vista, até 1 mês. Por outro lado, são formas bem práticas e, hoje em dia, é impossível encontrar um cliente que não o utilize.

Temos certeza de que esse texto foi bem esclarecedor sobre os melhores meios de pagamento e como evitar a inadimplência. Quer continuar aprendendo a lidar com os seus clientes? Então, acesse o nosso artigo sobre a importância de consultar o CPF e o CNPJ!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0