HomeInadimplência

O que é Serasa Score e quais os seus métodos de avaliação:

O que é Serasa Score e quais os seus métodos de avaliação:

Tempo de Leitura: 2 minutos

Uma empresa que atua com vendas precisa ter um bom produto para se diferenciar no mercado. Mas isso não basta para obter e estabilidade financeira e aumento constante do lucro! É necessário tomar medidas para combater a inadimplência e, para isso, saber o que é Serasa Score é crucial.

Conhecer o histórico de consumo, nível de endividamento e capacidade de pagamento é importante para permitir, por exemplo, o financiamento do seu produto caso uma pessoa interessada em adquiri-lo precise de crédito.

Quer entender o que é Serasa Score, seus métodos de avaliação e de que maneira utilizá-lo para proteger a sua empresa? Confira os tópicos que listamos abaixo!

Neste artigo você vai saber:

  • O que é o Serasa Score.
  • O que compõe a análise de score.
  • Como funciona a ferramenta de análise.

Continue a leitura e confira!

O que é Serasa Score?

O Serasa Score nada mais é do que uma análise de risco que considera a capacidade que o consumidor possui de honrar seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses. A pontuação — na análise de pessoas físicas — vai de 0 a 1.000 e, quanto mais alta, menor é a chance de inadimplência.

Um score de 700 pontos implica em baixo risco. Já entre 300 e 700 significa que a chance de inadimplência é moderada. Abaixo de 300 pontos, o risco é alto e, quanto menor, maior a chance de não pagamento.

Com essas informações, a empresa decide se concede ou não crédito ao consumidor. Mediante cadastro no site do Serasa, é possível ainda que os próprios consumidores consultem seus scores.

O que compõe a análise de score?

Entre as principais informações analisadas para a definição do score estão:

  • nome limpo;
  • histórico de inadimplência;
  • emprego e renda mensal;
  • estado civil;
  • existência de títulos protestados;
  • existência de ações judiciais de busca e apreensão;
  • tempo da quitação de dívidas em aberto;
  • valor das dívidas em aberto;
  • análise de documentos pessoais como RG, CPF, entre outros, para identificar possíveis fraudes.

Como a ferramenta funciona?

Agora que você já sabe o que é Serasa Score, precisa entender como ele funciona. Basicamente, a ferramenta analisa todas as informações citadas acima e fornece para as empresas um panorama do histórico de consumo do cliente.

É necessário considerar o Serasa Score para determinar a variável PD (Probability of Default) ou probabilidade de descumprimento, que significa a chance de inadimplência. A PD deve ser considerada juntamente à EAD (Exposure At Default), exposição da empresa ao descumprimento, e a LDG (Loss Given Default), perda financeira gerada pelo descumprimento.

A inadimplência atingiu, no ano de 2017, 61 milhões de brasileiros, maior marca em cinco anos. O dado é alarmante e deve ser levado em conta. Por isso, é necessário entender o que é Serasa Score e obter informações sobre os clientes para decidir pela liberação de crédito com segurança, garantindo o lucro da empresa e minimizando o prejuízo.

Existem empresas terceirizadas que fazem toda essa complexa análise de maneira ágil e segura, permitindo que a contratante se resguarde e tenha em mão os dados necessários para a gestão saudável do negócio.

Somos uma empresa de abrangência nacional especializada no fornecimento de informações na análise de crédito, procedência veicular e negativação de devedores. Entre em contato e veja como podemos ajudar você a combater a inadimplência de uma vez por todas!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0