Tempo de Leitura: 2 minutos
De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian, são 6,3 milhões de empresas com dívidas atrasadas, maior número desde o início da série histórica em março de 2016.
Devido a diversos fatores econômicos, o mundo está passando por uma fase complicada com os desdobramentos da guerra na Ucrânia, os vestígios da pandemia e alta inflação.
Já vemos reflexos desses problemas em território nacional: um terço das empresas brasileiras encontram-se em inadimplência. De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian, são 6,3 milhões de empresas com dívidas atrasadas. Este é o maior número de dívidas atrasadas desde o início da série histórica em março de 2016.
Surpreendentemente, o setor de serviços é o que lidera o ranking, representando 53,3% dos negócios negativados. Em seguida, aparecem o comércio (37,7%), indústria (7,8%), setor primário (0,8%), que é o responsável pela produção de matérias-primas, e outros (0,4%).
Para evitar que sua empresa se junte às estatísticas, existem diversas boas práticas para serem levadas em consideração, à seguir destacamos algumas:
- Uma boa análise de histórico de crédito, antes de sua concessão, checando se existem pendências financeiras, protestos, dívidas vencidas de bancos, leasing, participação societária em outras empresas, credit riskscoring, ações judiciais, falências, concordatas, hábitos e históricos de pagamentos, etc.
- Gestão de fluxo de caixa efetiva: analisando o fluxo de caixa, instituição de taxas de juros que sirvam como garantia, regras e critérios para uma boa política de cobrança, parcelando os valores devidos.
- Um sistema para negativar devedores, onde a cobrança passa a ser realizada pela base de dados de crédito. Sendo assim, a empresa preserva sua imagem, mantendo uma postura e relação mais agradáveis junto aos clientes.
Ao vivenciar o risco de uma negativação, as chances de o devedor quitar ou, até mesmo, renegociar a dívida, são aumentadas. O que consequentemente, influencia positivamente na gestão de riscos e no fluxo de caixa da empresa.
Para mais informações sobre como negativar seus devedores na base de dados da Serasa Experian, entre em contato conosco e conheça nosso sistema.
Rede Cred Auto, Simplesmente Diferente.
COMENTÁRIOS