HomeHistórico Veicular

A intenção de venda não substitui a comunicação de venda

A intenção de venda não substitui a comunicação de venda

Tempo de Leitura: 2 minutos

O CRV – Certificado de Registro de Veículo emitido a partir de 04/01/2021 será no formato eletrônico, deixando de existir o CRV impresso em papel moeda (papel verde). Portanto, quando da venda de veículos registrados ou transferidos a partir desta data, será necessário, primeiramente, incluir a intenção de venda para posterior solicitação e impressão da ATPV-e (Autorização de Transferência de Propriedade de Veículo) que deverá ser feito no Detran ou em algum despachante e depois deve ser feita a comunicação de venda.

O governo está desenvolvendo um aplicativo que será usado futuramente. Mas isso não isenta a Comunicação de Venda!

A “Intenção de Venda” serve apenas para a solicitação, preenchimento e emissão da ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo), que é equivalente ao antigo DUT Recibo.

A ATPV-e é o documento, no qual o atual proprietário e o potencial novo proprietário, declaram estar de acordo com a futura transferência da propriedade do veículo, nos termos das informações constantes no documento, responsabilizando-se pela veracidade das informações ali declaradas.

Com a “Intenção de Venda”, pretende-se evitar a realização de movimentos que não dizem respeito à venda normal de um veículo pois, se a ATPV-e for cancelada haverá o pagamento de taxas para a emissão de novo CRV-e e para a realização de vistoria. Ou seja, a ATPV-e só deverá ser solicitada, quando a venda do veículo realmente estiver acertada entre as partes.

A ATPV-e preenchida não garante que o veículo será transferido, este passo deverá ser dado pelo potencial novo proprietário, que deverá levar os documentos ao Detran para fazer a vistoria e solicitar a transferência. Sabemos que há milhões de veículos que nunca foram transferidos.

Desta forma, recomenda-se que a “Comunicação de Venda”, CONTINUE SENDO REALIZADA NORMALMENTE, para evitar que o vendedor (antigo proprietário) venha a se responsabilizar, solidariamente, pelas cobranças indevidas de multas e IPVA do ano seguinte.

Rede Cred Auto, Simplesmente Diferente.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 60
  • comment-avatar
    Sidimar Pereira dos Santos 3 anos atrás

    Não estou conseguindo baixa minha intenção de vendas

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Sidimar, como vai?
      Nesse caso o ideal é procurar o Detran da sua região diretamente.

    • comment-avatar
      Amanda 1 ano atrás

      Olá! Comprei um veículo, um procurador assinou o atpv e fez o comunicado de venda em meu nome, porém perdi o documento preenchido. Entrei em contato com o procurador e como a procuração estava em anexo, ele não pode fazer nada. Entrei em contato com o dono que consta no documento do veículo e o mesmo se nega a realizar um nova venda a mim (no caso, cancelar o comunicado e realizar a venda – conselho do despachante e detran). O que posso fazer?

  • comment-avatar
    Herbert Dias gomes 3 anos atrás

    Se eu vênder o carro num dia ir no cartório e fazer os trâmites e viajar para outro estado no dia seguinte , isso implica em alguma coisa para mim como vendedor ? Ou alguém sobe minha autorização pode continuar o procedimento para mim ex: ( intenção de venda ) obrigado .

    • comment-avatar
      Maylan Moreno - Rede Cred Auto 1 ano atrás

      Olá Hebert, como vai?
      Isso não implica em nada para você como vendedor, desde que todos os procedimentos legais tenham sido realizados corretamente e você tenha obtido a confirmação de que a transferência foi concluída. Caso ocorra alguma pendência, pode ser necessário o retorno se não houver nomeado nenhum responsável legal.

  • comment-avatar
    Aliomar Soares 3 anos atrás

    Se eu solicitar o ATPVE – INTENÇÃO DE VENDA posso deixar guardado como o antigo CRV para uma futura venda ?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno - Rede Cred Auto 1 ano atrás

      Olá Aliomar, como vai?
      O ATPV-e é apenas uma comunicação de intenção de venda e não um documento de propriedade. Portanto, mesmo que você tenha o ATPV-e, ainda precisará apresentar o CRV para transferir a propriedade do veículo para o comprador.

  • comment-avatar
    Maryfran 3 anos atrás

    Por que não consigo informar a cidade nem o estado do veículo quando estou preenchendo a Intenção de Venda?
    Aceita todas as informações menos a CIDADE e ESTADO e não houve mudança de estado.
    Já tentei diversas vezes mas trava na hora de informar a cidade.
    Me esclareçam, por gentileza. Obrigada

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Maryfran, como vai?
      Nesse caso o indicado é verificar diretamente com o Detran da sua região.

  • comment-avatar
    Thiago 2 anos atrás

    Após gerar a intenção de venda sem o reconhecimento de firma
    Caso passe mais d um mês
    É possível cancelar e gerar outra sem custos ou terei algum problema
    ?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Thiago, tudo bem?
      O cancelamento é feito direto pelo Detran, porém uma outra intenção terá custo normalmente.

  • comment-avatar
    Valdir 2 anos atrás

    Fui vender minha moto para um rapaz, porem ele foi vitima de um golpe, mas eu ja tinha ido no despachante para emitir o recibo nos dados dele, porém quando percebemos que era um golpe não fomos no cartório concretizar a venda, nem eu e nem ele assinamos o recibo (recibo dos novos gerado online) foi uma intenção de venda. Ele não quis assinar o formulário que o despachante fez para anular esse Atpv-e alegando que eu também faço parte do golpe, sendo que sou honesto e nunca faria isso com alguem. Mas entendo o lado dele e não obriguei ele a fazer nada. Fui no detran e eles disseram que precisa da assinatura do "comprador" mas o que ta me deixando chateado é que o rapaz tem mais poder sobre meu bem do eu mesmo.

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 2 anos atrás

      Olá Valdir, como vai?
      Nesse caso é indicado procurar um advogado para analisar o caso e uma delegacia para resolver essa situação.

  • comment-avatar

    Já fiz todos os procedimentos que pediram mas o crv não foi liberado ainda já se foram 40 dias !!! R só aparece que a comunicação de venda foi cancelada ok fazer ?

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Edson, como vai?
      Essa informação deve ser verificada diretamente no Detran do seu estado.

  • comment-avatar
    Marcos André Melo de Castro 2 anos atrás

    Boa tarde fiz a intenção de venda mais não estou conseguindo localizar o antigo proprietário pra reconhecer firma em cartório como faço pra transferir o veículo

    • comment-avatar
      Maylan Moreno 1 ano atrás

      Olá Marcos, como vai?
      Infelizmente é necessário localizá-lo, pois a transferência só é efetivada com a assinatura do proprietário anterior.

  • comment-avatar
    Dennis 1 ano atrás

    Após efetuado a intenção de venda só consigo pegar o ATPV-e no Detran?

  • comment-avatar
    Daielly 1 ano atrás

    Existe a possibilidade de cancelar a intenção de venda e recibo, já que o comprador não assinou e sumiu?

  • comment-avatar
    Márcia 1 ano atrás

    Comprei um carro, o vendedor fez a intenção de venda, mas não preencheu o campo do meu e-mail no aplicativo, a vendedora recebeu a intenção de venda para assinar, porém eu não recebi nada para assinar.

  • comment-avatar
    Cristiano Rodrigues da Silva 1 ano atrás

    Fiz a intenção de vendas no aplicativo GO-On do Detran eu como vendedor posso imprimir e reconhecer firma da minha assinatura e fazer o comunicado de vendas no Detran?

    • comment-avatar

      Olá Cristiano, tudo bem? Sim, o vendedor faz a impressão, assina e reconhece firma da assinatura. Após feito o processo de reconhecimento é necessário que o comprador se dirija até um DETRAN ou despachante para prosseguir com a transferência.

  • comment-avatar
    Thiago Pinheiro gianine 1 ano atrás

    Comprei um carro com intenção de venda eu consigo pegar o documento 23 dele ou vó ter quer transferir o veículo

  • comment-avatar
    Jorge Oliveira 1 ano atrás

    Tenho um carro antigo e perdi o CRV original, posso vender o carro e usar somente a forma digital , fazer a intenção de venda e a comunicação de venda , ou é preciso tirar a segunda via do CRV? Obrigado

  • comment-avatar
    Tatiane 1 ano atrás

    Meu marido autêntificou no cartório e depois descobrirmos que caimos em um golpe. Fomos ate o detran pedimos a segunda via e agora entramos no site e apareceu aprovado porem com ressalta(b.o tem que esta no nome do proprietário ( fizemos no meu) Agora que ele fez o b.o no nome dele sera que pode ser aprovado?

  • comment-avatar
    Rodrigo 1 ano atrás

    Situação: Veículo com comunicação de venda mas sem transferência pro atual dono. Atual dono perde/danifica o CRLV (últ. vistoria 2020)… Atual dono quer vender o carro. Como proceder? É necessário emitir o DUDA de 2a via do CRLV no cpf do antigo dono e procurá-lo para assinar o recibo novamente? Qual o procedimento correto? Alguém saberia dizer? Obriagdo!

  • comment-avatar
    CLAUDINEI SOUZA DE JESUS 1 ano atrás

    Bom dia! A data que lanço na atpv-e serve como data inicial de transferência do veículo, ou só depois de imprimi-las e que fato no papel, que começa a contar os 30 dias?

  • comment-avatar
    Edson 1 ano atrás

    Posso imprimir ATPV-e num dia e levar ao cartório no outro dia?

  • comment-avatar
    Gerdyel dantas 1 ano atrás

    Comprei um carro preenchi o ATPV, já vai fazer um mês mas ainda não fui no cartório reconhecer firma. Os 30 dias começa a contar aparti do preenchimento do ATPV ou do reconhecimento de firma?

  • comment-avatar

    Tenho uma moto que fui golpeada a 4 anos atrás, vendi, não recebi tudo e agora tá me chegando multa de todo canto, moto já está com terceiros, estou na permissão provisória da CNH e arriscando perder minha CNH definitiva devido a isso. Posso preencher a intenção de venda em nome do meu marido para não pegar mais multas na minha CNH? Se sim, meu marido depois pode ir atrás da moto e buscar ela? Na época passei procuração mas nunca transferiram, já passou na mão de uns 3 essa moto é tá dando dor de cabeça. Fiz embargo de licenciamento já, pedi 2* via de docs e tenho acesso ao doc digital dela, mas a moto tá rodando sei lá onde. Posso passar pro meu marido pra não pegar mais multas? Tipo fazer a intenção de vendas pra ele ? 

  • comment-avatar

    olá, estou tentando realizar a compra de um carro, porém, ao tentar assinar como comprador pelo app carteira digital, informa a seguinte situação : VENDA DIGITAL nao autorizada pelo detran de jurisdição. INTENÇÃO DE VENDA NAO REGISTRADA. O carro não possui nenhum débito. O comprador pode cancelar essa intenção de venda sem custos e gerar uma nova para irmos juntos assinar no cartório ( como na forma antiga) ?
    Estávamos tentando transferir da forma nova, porém consta esse impedimento

  • comment-avatar
    JÚLIO CÉSAR 12 meses atrás

    Olá!, tudo bem? Em 2022 fiz a venda do meu veículo numa agência direto com a nova proprietária do meu antigo carro, o vendedor fez os transmite de transferência digitalmente pelo DETRAN-RJ da minha cidade, mas até hoje a nova proprietária não fez a transferência para o nome dela, (01) um dia antes dos 30 dias eu fui no DETRAN apresentei o documento de transferência e me disseram que está tudo OK, que a partir do comunicado a responsabilidade seria da outra pessoa que foi comprou o meu veículo. Que eu podia ficar tranquilo quanto qualquer penalidade ou multa se ocorrer. Mesmo assiM, achei estranho até hoje não ter feito a transferência. Ja viu algo assim? Continuo com dúvida a respeito…

    • comment-avatar

      Olá Júlio César, tudo bem com você? O processo de comunicação de venda é de competência do Detran, ou seja, varia para cada estado no país. O ideal é verificar junto ao Detran de seu estado qual o procedimento.

  • comment-avatar

    Comprei um veículo mas o vendedor fez a Comunicação de Venda retroativa em 1 ano (ao invés de 03/05/2023 ele comunicou 03/05/2022). O CRV está assinado com data certa, 03/05/2023. Posso ter problemas se transferir assim mesmo?

  • comment-avatar
    Ana Maria 10 meses atrás

    Boa noite 
    Fizemos o preenchimento da intenção de venda, mas depois soubemos que não foi feito recall do veículo, o que impede a transferência. O que fazer se o vendedor não quiser cancelar a intenção de venda? 

  • comment-avatar
    Luciana 10 meses atrás

    Comprei um veículo e no mesmo dia fui devolver devido a problemas mecânicos e o vendedor quer cobrar a emissão do cancelamento da ATPV quem tem q pagar o comprador ou o vendedor?

    • comment-avatar

      Olá Luciana, tudo bem? As regras para emissão e cancelamento de ATPV-e variam para cada Detran de cada estado. Recomendamos que seja feito distrato amigável entre vendedor e comprador para solução deste. Leia mais informações sobre distrato amigável para o Detran-SP aqui.

  • comment-avatar
    Francisco Ribeiro 9 meses atrás

    Boa tarde tudo bem eu comprei uma moto e fizemos a intenção de venda via carteira digital eu asinei como compredor digitalmente via gov.br o vendedor porém não conseguiu fazer o tramite via carteira digital agora consta aguardando assinatura do vendedor ele imprimiu o dut com meus dados e reconheu via cartório eu preciso cancelar a intenção de venda ou posso deixar como esta reconfirma no cartorio e dar entrada na transferência normalmente e vai sumir a intenção de venda na minha carteira digital??
    Desde já agradeço…

    • comment-avatar

      Olá Francisco, tudo bem? Indicamos se dirigir até o cartório e realizar o processo de comunicação de venda através do reconhecimento feito pelo cartório, caso não seja possível, indicamos cancelar o ATPV aberto e realizar um novo.

  • comment-avatar
    Rodrigo 8 meses atrás

    Se eu emitir e preencher o atpve e o comprador desiste da compra antes de reconhecer firma em cartório e ficar somente com a intenção de venda , eu vou conseguir licenciar esse carro normalmente todo ano ???

  • comment-avatar
    MARCIO SOUZA DE MIRANDA 5 meses atrás

    Em consulta ao CLRV observei que na observação existe um registro de INTENCAO/COMUNICACAO DE VENDA – LEILAO VEICULO, O ano de ultimo licenciamento foi 2019 (verdinho). como devo proceder para regularizar para compra desse carro??

  • comment-avatar
    ANA SILVA 5 meses atrás

    Comprei um carro em junho/2023 e não fiz a transferência para meu nome, consigo vender e transferir direto a um terceiro?