Você já conhece esse cenário: diversos carros saindo do estoque da loja, mas o caixa mal está cobrindo os custos fixos. Os pagamentos parcelados, que
Você já conhece esse cenário: diversos carros saindo do estoque da loja, mas o caixa mal está cobrindo os custos fixos. Os pagamentos parcelados, que deveriam auxiliar a manter a empresa longe do vermelho, param de chegar e os clientes, de repente, somem. Vender veículos deveria ser sobre ver o cliente saindo feliz da loja e o fluxo de caixa se movimentando e gerando lucros. Por isso abordaremos neste post uma solução para empresas que sofrem diariamente com a inadimplência. Continue a leitura para saber mais sobre a Negativação de Devedores.
Cenário da inadimplência no Brasil
Em maio de 2025 o Brasil somou 77 milhões de devedores, segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil divulgado pela Serasa. Isso mostra que cerca de 36,5% da população brasileira está endividada — ou, em outras palavras, um a cada três brasileiros.
Estes dados acendem um sinal de alerta para qualquer varejista, especialmente quando falamos sobre a venda de veículos que possuem um ticket alto. Ao mesmo tempo, esse cenário só vira ameaça quando a empresa deixa de atualizar suas políticas e investir em consultas e tecnologias de crédito de ponta.
Diminuindo a inadimplência: sugestões práticas
Métodos tradicionais de cobrança
Mas atenção: diversos telefonemas em horário comercial, mensagens seguidas no WhatsApp ou depender de escritórios de cobrança pode resultar em altos custos para recuperação das dívidas, constrangimento ao cliente (que numa compra futura reconsiderará sua empresa), equipe interna de vendas perdendo tempo com atividades pouco lucrativas.
Protesto em cartório
Para negativar alguém em cartório, é preciso realizar um protesto de título. O credor deve apresentar o título de dívida (como um boleto, cheque, duplicata, etc.) em um cartório de protesto, que notificará o devedor. Se o devedor não pagar a dívida dentro do prazo estabelecido na notificação, o título é protestado e a informação é registrada no cartório, negativando o devedor.
Negativação de devedores na base SERASA
Para preservar a saúde financeira e o fluxo de caixa das empresas, a negativação de devedores no Pefin se mostra um método rápido e eficiente. Amparado pelo Código de Defesa do Consumidor, é possível incluir na negativação diversos tipos de débitos como títulos, notas promissórias, duplicatas, boletos, contratos, notas fiscais e cheques sem fundo, desde que não ultrapassem o limite de 5 anos de atraso. Além disso, essa prática oferece a vantagem de ter abrangência nacional, sendo mais eficaz do que o protesto feito em cartórios.
Negativar ou Não Negativar?
Primeiramente é preciso ressaltar que a negativação de devedores é um direito do credor. Em muitos estados é permitido negativar clientes inadimplentes a partir do 1º dia de atraso do pagamento, porém, o recomendado é ofertar oportunidades de pagamento, como condições especiais ou descontos e, após esgotadas todas as opções e decorridos 45 dias de atraso, enfim realizar a negativação.
Como adotar a negativação de devedores?
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