Tempo de Leitura: 2 minutos
Na gestão de um negócio, é comum se deparar com um problema: os clientes inadimplentes.
Por isso, é fundamental investir em ações de prevenção, buscando reduzir a taxa de inadimplência e garantir o recebimento dos créditos — a fim de que a empresa mantenha a sua capacidade financeira e consiga arcar com os custos do negócio.
Na gestão de um negócio, é comum se deparar com um problema: os clientes inadimplentes. Seja por esquecimento, dificuldades financeiras ou, até mesmo, má-fé, infelizmente em algumas situações a empresa tem que lidar com a falta de pagamento e com os prejuízos dessa conduta.
Por isso, é fundamental investir em ações de prevenção, buscando reduzir a taxa de inadimplência e garantir o recebimento dos créditos — a fim de que a empresa mantenha a sua capacidade financeira e consiga arcar com os custos do negócio.
Pensando nisso, preparamos este texto explicando:
- Dicas sobre como prevenir a inadimplência.
- Como colocá-las em prática na sua empresa.
Continue a leitura e saiba mais!
Faça análise de crédito
Uma das principais práticas para se prevenir contra clientes inadimplentes é fazer análises de crédito do consumidor para avaliar os riscos do negócio. Para isso, solicite o RG e CPF, comprovante de residência e comprovante de rendimentos, para que seja possível avaliar sua capacidade de pagamento.
Com o CPF ou CNPJ do comprador, é fundamental consultar os órgãos de proteção ao crédito, e checar informações a respeito da existência de pendências financeiras, protestos de títulos e cheques sem fundos.
Esses serviços também podem indicar dados como: participação societária, score de crédito, confiabilidade do cadastro do cliente, rendimento médio etc. Assim, é possível fazer uma análise detalhada para verificar se a concessão de crédito é viável.
Incentive os pagamentos à vista e com cartão de crédito
Para reduzir a inadimplência, ofereça descontos atrativos para pagamentos à vista. O cliente enxergará vantagens nessa forma de pagamento, garantindo que a empresa receberá pelo produto ou serviço vendido.
Além disso, trabalhar com cartão de crédito também auxilia na redução de inadimplência. Apesar de as taxas cobradas pelas fornecedoras desses serviços serem altas, a redução do risco de inadimplência compensa esses custos — tendo em vista que a instituição fornecedora do crédito se responsabilizará pelo pagamento.
Essa medida é muito importante, pois as vendas por crediário da loja ou por cheque, mesmo com todos os cuidados, podem resultar em inadimplência.
Mantenha um histórico de compra
Outra prática que pode ser utilizada é a manutenção de um histórico de compra dos clientes, contendo todas as informações sobre transações anteriores. Dessa forma, a empresa consegue manter um controle dos bons e maus pagadores, verificando como o consumidor se comportou em outras compras para analisar a viabilidade do negócio.
Com esse controle, também é possível implantar sistemas para premiar os bons pagadores, oferecendo condições diferenciadas em novas compras e outras vantagens que sejam adequadas para o negócio.
Construa um bom relacionamento com os clientes
Manter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para o sucesso da sua empresa, já que aumenta as vendas e a fidelização dos consumidores. Quando não puder conceder o crédito na forma solicitada, busque alternativas que permitam a concretização do negócio com a segurança necessária — como descontos à vista e o parcelamento no cartão.
Quando precisar realizar uma cobrança, adote uma abordagem educada e gentil, evitando atritos e práticas abusivas.
Lembre-se de que, às vezes, o atraso no pagamento pode ter sido causado por um simples esquecimento ou por questões mais graves, como problemas de saúde ou familiares. Dessa forma, mesmo cobrando as pendências, a empresa conseguirá manter um bom relacionamento com o cliente.
Seguindo essas dicas, a sua empresa conseguirá fazer uma boa análise dos consumidores e reduzir o número de clientes inadimplentes, auxiliando na gestão do negócio. E aí, gostou deste texto? Então siga a nossa página no no Facebook e acompanhe todas as atualizações.
COMENTÁRIOS