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Como melhorar a gestão de cobrança da sua empresa? Confira!

Como melhorar a gestão de cobrança da sua empresa? Confira!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Ter um negócio sempre significará trabalho constante. Seja para produzir, manter ou conquistar clientes. Por isso, é necessário obter estratégias para lidar com essas questões sem perder o foco no crescimento.

Principalmente quando o assunto é o consumidor, sabemos que manter uma boa relação com ele é fundamental. Em vista disso, o investimento na gestão de cobrança é um dos passos principais para manter esse relacionamento saudável.

Sabendo dessa importância, nós resolvemos mostrar como você pode fazer isso da melhor maneira possível. Neste artigo, você verá:

  • Como a terceirização da gestão de cobrança pode ajudar a melhorar o serviço.
  • Quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio.

Entenda!

O que é gestão de cobrança?

Para um empreendimento, entre tantas dificuldades para manter as finanças em dia, o processo de cobrança pode ser mais um fator que, se não for bem organizado, tende a prejudicar a companhia. Afinal, essa é uma atividade que lida diretamente com as contas e com os consumidores, principalmente, os inadimplentes.

Sendo assim, a gestão de cobrança pode ser definida como o conjunto de atividades que vão desde a análise de crédito até o contato com o cliente solicitando que as dívidas sejam quitadas. É uma estratégia extremamente importante e que vai muito além do simples ato de cobrar, já que procura uma solução para os dois lados.

Por que terceirizar essa atividade?

Como salientamos no primeiro tópico, a gestão de cobrança é mais do que apenas exigir que uma conta seja paga. É necessário, em muitos casos, ter um embasamento psicológico para lidar com os diferentes clientes e suas situações.

Além disso, assim como o atendimento, essa atividade tem um papel importantíssimo em relação à fidelização de consumidores. Procurando entender as condições de quem deve por meio da análise de crédito e, também, desenvolvendo acordos para que a situação se resolva.

Por isso, afirmamos que não há como chegar a um resultado satisfatório nesse tipo de processo sem que os profissionais que cuidam desse tipo de gestão tenham um preparo qualificado.

A escolha de bons especialistas traz inúmeros benefícios e, inclusive, pode evitar que a companhia utilize funcionários de outras áreas, impedindo uma enorme burocracia, já que os mesmos podem ter dificuldade em se ajustar ao processo, além de prejudicar outros setores, como faturamento, atendimento etc.

Há, também, a chance de o empreendimento gerar mais custos fazendo toda a gestão por conta própria do que teria se contratasse outras empresas para realizar as funções. Isso porque é uma atividade que gera gastos com toda a estruturação necessária para operar, como telefone, transporte para as visitas a credores, gastos com Correios, entre outros.

Sem contar a já mencionada possibilidade de a companhia ter sérios problemas de relação com os clientes, visto que, ao fazer todo o processo de gestão, o desgaste entre os funcionários e os consumidores pode ser muito maior. Sabemos que, por mais que alguns compreendam o mal-estar gerado pela inadimplência, ser constrangido de alguma forma por causa disso pode causar um grande embaraço.

Por isso, destacamos que essa atividade não é eficaz somente para administrar a inadimplência, já que ter profissionais terceirizados é uma garantia de não prejudicar o vínculo da sua empresa com o cliente.

Sendo assim, a terceirização da gestão é uma opção totalmente viável para um empreendimento e que traz a segurança de obter uma coordenação profissional experiente e extremamente qualificada para lidar com todos os contratempos dessa atividade.

Quais são os benefícios da gestão de cobrança?

Bem, agora que entendemos a importância da terceirização, vamos compreender um pouco melhor o que ela pode trazer de vantagens para um empreendimento. Acompanhe!

Gerenciar dados dos clientes

Sabemos que, se uma empresa tem um fluxo muito grande de clientes, fica muito complicado gerenciar todas as informações, principalmente, as relacionadas aos pagamentos. Evidentemente que, por causa desse intenso fluxo, alguns dados relacionados às faturas podem ser perdidos.

Isso, definitivamente, é possível de ser evitado com a terceirização da gestão de cobrança. Afinal, a companhia parceira possui estrutura suficiente para administrar todos esses dados, enviando relatórios, gráficos e a condição de crédito dos clientes de forma efetiva.

Estratégias de negociação

Já falamos que a gestão de cobrança é muito mais do que cobrar o pagamento de faturas atrasadas, é necessário ter um conhecimento bem apurado do comportamento humano. Aqui, o objetivo é resolver a situação e, também, não destruir a relação com o cliente inadimplente.

É preciso compreender o devedor para argumentar e apresentar soluções de quitação. Não adianta apenas pedir para que ele pague, já que há chances de que isso dificulte ainda mais a resolução.

Para ser eficaz nesse processo, não há outra forma, é preciso contratar profissionais qualificados e experientes, além de comportar uma estrutura para garantir que o atendimento acontecerá sem problemas.

Diferentes modelos de cobrança

Além da capacidade de atendimento, a terceirização da cobrança promove a sua diversificação. Isso significa que é possível ter ao seu dispor sistemas de automatização de todos os processos que envolvem a cobrança.

Algumas empresas terceirizadas até oferecem ferramentas para deixar partes dessa ação no piloto automático. Por exemplo, a Rede Cred Auto tem um sistema parceiro desse tipo, o Cobre Mais: um serviço capaz de entrar em contato com os consumidores por meio de SMS, e-mail e que faz até mesmo ligações personalizadas.

Afinal, sabemos que a negociação não precisa ser feita apenas da maneira tradicional, há outras formas de entrar em contato hoje em dia. Além disso, os profissionais da terceirizada possuem o treinamento certo para criar abordagens que se adéquem a cada uma dessas formas de contato, trazendo, assim, mais sucesso na cobrança.

Redução de custos

Como explicamos no início do texto, a contratação de uma empresa terceirizada é a chance de não precisar gastar com a adaptação na estrutura da empresa. Sabemos o quanto a cobrança pode ser um setor que precisa de investimento, visto que é preciso estar atualizado em relação ao mercado, cuidar das estruturas e do aperfeiçoamento dos funcionários, sem falar na implantação de softwares.

A terceirização é a chance de garantir tudo isso e profissionalizar a gestão, sabendo que receberá em troca um serviço de qualidade e bastante ágil. Assim, a sua empresa consegue economizar tempo e dinheiro para focar no que realmente interessa.

Bem, temos certeza que esse texto foi bem esclarecedor sobre o funcionamento da gestão de cobrança e como ela é uma parte importante de qualquer negócio. Está procurando uma maneira de fazer a análise de crédito de maneira rápida e segura? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

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