HomeHistórico Veicular

Como aumentar a vida útil da bateria do carro?

Como aumentar a vida útil da bateria do carro?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Muita gente não dá a devida importância ao assunto, mas cuidar da bateria do carro tem suas vantagens e pode até prorrogar sua vida útil, evitando custos desnecessários com trocas constantes. Ela pode durar entre dois e quatro anos, mas essa estatística pode variar, dependendo da maneira que o veículo é utilizado, assim como da marca da peça.

Quando a bateria fica parada por mais de três meses, o ácido em seu interior se aglomera no fundo, levando à corrosão das placas de chumbo e, por consequência, ao seu descarregamento. Portanto, quanto mais você ligar o automóvel, melhor será para a durabilidade da bateria, pois seu uso regular garante a circulação dos componentes internos. Logo, promova essa conduta preventiva na sua agência de veículos para evitar prejuízos financeiros.

Como você viu até aqui, investir em boas práticas de conservação é sempre a melhor saída para prolongar o funcionamento da peça.

Neste post, você vai conhecer as seguintes dicas:

  • Nunca ultrapasse a capacidade da bateria.
  • Mantenha a bateria do carro bem fixada.
  • Desligue os equipamentos antes de girar a chave na ignição.
  • Confira os terminais da bateria.

Confira!

Nunca ultrapasse a capacidade da bateria

Em geral, as baterias veiculares têm a mesma voltagem — 12 volts para automóveis leves e 24 volts para veículos mais pesados — porém elas oferecem capacidades distintas, que são denominadas amperes/hora (ah).

Esse detalhe precisa ser considerado sempre. Logo, tome cuidado ao instalar acessórios eletrônicos no seu carro, para não exceder essa capacidade. Caso você deseje colocar uma bateria mais potente, fale com um eletricista de confiança, uma vez que todo o sistema terá de ser atualizado — até mesmo o alternador.

Mantenha a bateria do carro bem fixada

A bateria do carro deve estar bem segura e presa na câmara. Caso ela se mova parcialmente enquanto roda por trajetos irregulares, os impactos podem desatar os cabos, o que pode causar um curto circuito ou prejudicar seu carregamento.

Vale destacar que o fato dessa peça ficar folgada não comprometerá sua durabilidade, mas é um risco para a segurança do motorista. Por isso, cheque a fixação da ferramenta regularmente. Assim, você evita problemas de “morte repentina” do automóvel em rodovias, por exemplo.

Desligue os equipamentos antes de girar a chave na ignição

O instante em que a bateria exige mais força é no momento da ignição (dar partida), pois o sistema necessita de bastante energia para poder girar o motor. Portanto, antes de ligar o veículo, verifique se os seguintes componentes estão desligados:

  • acendedor de cigarros;
  • ar-condicionado;
  • desembaçador de vidros;
  • faróis;
  • rádio.

Esses equipamentos gastam energia e podem deixar seu carro sem carga suficiente para a partida. Um exemplo é o ar-condicionado, pois, além de consumir uma corrente elétrica considerável para fazer o ar circular, o compressor também deixa a ignição mais sobrecarregada e exige mais do veículo.

Confira os terminais da bateria

Os terminais (ou polos da bateria) são responsáveis por duas funções: propagar a energia que sai da peça para o carro, e receber a força de recarga do alternador. Nesse sentido, é fundamental que eles estejam bem apertados, conservados e protegidos. Tome cuidado, pois se um terminal estiver solto, o automóvel pode desligar sozinho e comprometer o funcionamento de alguns componentes.

Por fim, se os polos estiverem impregnados de ferrugem esverdeada (chamada de zinabre), utilize uma esponja de aço e água com gás para remover a sujeira dos terminais. Mas lembre-se de fazer a limpeza com o veículo desligado.

E então, o que achou das nossas dicas para aumentar a vida útil da bateria do carro? Esperamos que essas instruções tenham sido úteis para você. Agora, basta colocá-las em prática. Dessa forma, você garante que os automóveis do seu mostruário estejam sempre em boas condições de funcionamento para os clientes realizarem o test drive, além de economizar dinheiro por conta da redução da frequência de trocas desse tipo de peça.

Compartilhe este artigo com seus amigos e colegas nas suas redes sociais. Eles certamente gostarão de aprender como conservar a bateria do carro.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Profissional de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre consultas veiculares, de crédito e negativação de devedores. Dou dicas sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0