HomeHistórico Veicular

Personalização de carro: o que é permitido?

Personalização de carro: o que é permitido?

Tempo de Leitura: 3 minutos

A personalização de carros é uma prática cada vez mais popular no Brasil. O proprietário faz diversas alterações para deixar o veículo mais bonito, esportivo ou até mesmo para melhorar o seu desempenho.

No entanto, é importante saber quais modificações a lei permite. Afinal, algumas delas podem ser consideradas irregulares e até mesmo perigosas.

Mudanças permitidas

De acordo com o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é necessário solicitar autorização aos órgãos de trânsito para alterações veiculares. A lei permite as seguintes alterações em veículos:

Personalização da cor

Não há limite para a mudança de cor do veículo, desde que não ultrapasse 50% da superfície. É importante ressaltar que um profissional qualificado deve fazer a mudança de cor do veículo e que o veículo deve passar por uma vistoria do Detran para que a mudança seja regularizada.

Alteração nas rodas e pneus

É permitido alterar o diâmetro, a largura e o tipo de pneus do veículo, desde que não ultrapassem os limites externos dos para-lamas e que seja feita de acordo com as especificações do fabricante do veículo.

Instalação de películas

A lei permite a instalação de películas nos vidros do veículo, desde que elas permitam a passagem de luz de no mínimo 70%. Para os vidros que não afetam as áreas críticas para a condução do veículo, não há um limite mínimo de transmitância luminosa.

Em relação às bolhas, não haverá tolerância, uma vez que podem comprometer a visão dos motoristas, aumentando o risco de acidentes e colocando vidas em perigo. Portanto, o CTB proíbe ter bolhas nas películas, ou utilizar películas em más condições de conservação, descascando, por exemplo.

Mudança nos faróis

A lei permite que se altere a cor das luzes dos faróis, desde que não se utilizem faróis de milha ou faróis de neblina. É preciso sempre fazer tudo de acordo com as orientações do fabricante do veículo.

Rebaixamento do assoalho

O motorista pode rebaixar o assoalho do veículo, mas apenas se a distância mínima do solo for de 10 centímetros. Todavia, é importante estar ciente de que o rebaixamento do assoalho pode prejudicar a segurança do veículo. Por isso, é importante que o dono do carro consulte um profissional qualificado antes de realizar a alteração.

Troca de suspensão

O proprietário pode trocar a suspensão do veículo, desde que não prejudique a segurança do veículo e sempre de acordo com as instruções do fabricante.

Personalização dos tapetes dos carros

Fique a vontade para realizar a personalização do tapete do seu carro, desde que não prejudique a segurança do veículo. Entretanto, é importante ressaltar que os tapetes personalizados não devem prejudicar a visibilidade do motorista ou obstruir os pedais do veículo.

Ajustes na potência do motor

Você pode ajustar a potência do motor do seu veículo, desde que realize com um profissional qualificado e não prejudique a segurança do veículo. Porém, é necessário considerar que os ajustes na potência do motor podem prejudicar a estabilidade do veículo, por isso consulte sempre um profissional qualificado antes de realizar a alteração.

Mudanças proibidas

Além das mudanças permitidas, a lei proíbe outras alterações. Saiba quais:

Freios

Alterações no sistema de freios podem comprometer a segurança do veículo e, por isso, são proibidas.

Direção

Alterações no sistema de direção podem comprometer a segurança do veículo e, por isso, são proibidas.

Escapamento

Alterações no sistema de escapamento podem causar poluição e, por isso, são proibidas.

Iluminação

Alterações no sistema de iluminação podem prejudicar a visibilidade dos motoristas e, por isso, são proibidas.

Sinalização

O Estado proíbe alterações no sistema de sinalização, pois podem prejudicar a comunicação entre os motoristas.

Antes de realizar qualquer alteração ou personalização no seu carro consulte o Código de Trânsito Brasileiro. Afinal, alterações irregulares podem resultar em multas, pontuação na carteira de habilitação e até mesmo apreensão do veículo. É importante ressaltar que as regras para personalização de carros podem variar de acordo com o estado. Por isso, consulte sempre o Detran do seu estado para saber quais são as regras específicas que se aplicam ao seu veículo.

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0