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Marketing automotivo: 5 tendências para aplicar no seu negócio

Marketing automotivo: 5 tendências para aplicar no seu negócio

As técnicas de vendas passaram por muitas transformações ao longo dos anos, principalmente com o aumento de acesso ao mundo digital. A publicidade, en

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Tempo de Leitura: 4 minutos

As técnicas de vendas passaram por muitas transformações ao longo dos anos, principalmente com o aumento de acesso ao mundo digital. A publicidade, então, teve que se adaptar e encontrar meios de acessar o consumidor em um espaço como internet, onde ele já tinha alcance a tudo.

Não é à toa que o investimento em trazer experiências para o comprador, antes de só apresentar os produtos, virou uma regra, e para o comércio de carros, precisamente, o marketing automotivo, isso não poderia ser diferente.

Inclusive, o assunto foi discutido no IV Fórum de Marketing Automotivo de 2016, realizado pelo Automotive Business. Um dos principais temas foi as novas tendências de relacionamento entre as empresas e os consumidores determinadas pela era digital.

Contudo, as orientações para a promoção de produtos como os carros continua passando por transformações e evoluções. Por isso, nós vamos apresentar para vocês algumas dessas tendências para esse tipo de comércio. Neste texto, você vai ver:

  • Experiência personalizada
  • Chatbots
  • Live marketing
  • Storytelling
  • Marketing de conteúdo.

Confira!

1. Experiência personalizada

Uma das grandes tendências no mundo dos negócios, principalmente na atração de clientes, é a possibilidade de trazer sensações aos consumidores. Isto é, fornecer uma série de situações que façam com que o comprador se engaje com a marca.

Aqui, para trazer uma experiência mais específica, é preciso coletar informações do cliente, com esses dados é possível gerar ações que dialoguem com o consumidor e o façam sentirem-se únicos.

Um exemplo, o comprador pode visitar o site da sua empresa e lá encontrar um quiz com perguntas sobre o que ele está procurando em um carro, qual foi o seu último modelo, etc. No final, ele fornece a você o seu e-mail.

Com isso é possível que a sua loja envie para ele conteúdo personalizado, com ofertas e anúncios daquilo que ele está buscando em um veículo. Tudo isso só vira realidade por causa das informações coletadas, uma estratégia fundamental para segmentar e direcionar melhor as vendas da sua empresa.

Além disso, é possível, inclusive, criar uma relação mais duradoura com cliente, enviando dicas de conteúdos seus para resolver os problemas dele. Já que o conhece.

2. Chatbots

Hoje, o uso dos mecanismos da robótica já é uma realidade em vários setores industriais. Não se engane, o marketing também tem utilizado os benefícios desse tipo de tecnologia para melhorar o relacionamento com os compradores.

Conhecido com chatbots, esse tipo de ferramenta que utiliza robôs para interagir com os clientes, já é usado em um grande número e não falta muito para chegar ao setor automotivo.

Por meio de programação, esses bots são capazes de responder perguntas e ajudar a antecipar as vontades do usuário. Esse tipo de tecnologia traz uma facilidade imensa para a empresa que ganha mais praticidade e melhora o relacionamento com seu cliente.

3. Live marketing

Os consumidores estão cada vez mais cautelosos em relação as suas compras e não é para menos, com canais como o Reclame Aqui, é muito fácil saber como uma empresa trata os seus consumidores, inclusive, se ela está ou não entregando produtos/serviços de qualidade.

Some isso a concorrentes que investem pesado na manutenção daquilo que oferecem. Pronto, para qualquer empreendimento fica difícil se manter.

Por isso, o investimento não só na melhoria daquilo que entrega, mas também em como atrair o cliente é mais do que necessário. Uma das grandes tendências para isso é o live marketing, uma espécie de comunicação que usa a interatividade para atrair os consumidores. Aqui, são promovidas uma série de ações em tempo real que têm por objetivo trazer experiências ao comprador.

Nesse caso, essas ações podem ser sorteios, eventos, programas de pontos, etc. Todas, estratégias pensadas para alcançar o maior número de pessoas, oferecendo benefícios que possam marcá-las de alguma forma.

4. Storytelling

De fato o perfil do consumidor mudou bastante, as pessoas não são mais passivas em relação ao que elas consomem e, principalmente, os compradores valorizam as experiências que possuem com determinada marca. Isso não pode ser diferente para o setor automotivo, e o storytelling é uma estratégia muito útil para atrair o comprador.

A capacidade de contar história ou storytelling não é uma técnica nova, porém, para o marketing, essa atividade é uma das melhores maneiras de criar uma identificação. A técnica é simples: a marca deixa de falar dos serviços/produtos que oferece e foca em contar a história de alguém que teve uma boa relação com a marca, aproximando o público e criando uma ligação emocional.

5. Marketing de conteúdo

Essa é uma das tendências mais promissoras do marketing digital. Acredite se quiser, mas o investimento em conteúdo pode ser capaz não só de apresentar a marca para o cliente como criar uma relação bastante duradoura.

Nesse caso, a empresa pode utilizar um blog para desenvolver esse tipo de conteúdo. Não qualquer tipo, a marca não vai apenas falar do que ela vende, ela vai apresentar informações relevantes que vão auxiliar o consumidor nos seus problemas.

Imagine que seu cliente quer comprar um carro usado e quer saber o que deve ser prioridade na hora dessa escolha. Consequentemente, além da sua empresa oferecer serviços direcionados a esse tipo compra, o blog do seu empreendimento deve ter um texto sobre o assunto, fazendo com que o usuário encontre informações suficientes para fazer uma boa escolha.

O que é importante entender nesse tipo de estratégia é que em um primeiro momento, o objetivo não é levar o leitor a comprar o produto ou serviço, mas sim construir uma relação de fidelidade e utilidade por meio de conteúdos relevantes, que realmente farão a diferença e o farão lembrar da sua marca.

Assim finalizamos o nosso panorama sobre as tendências para o marketing automotivo. É bom saber que as estratégias de venda estão constantemente em evolução e que, por isso, manter-se atualizado no assunto é fundamental para que sua empresa cresça.

Quer continuar se informando? Então acesse agora o nosso texto sobre pós venda!

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