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5 melhores práticas para proteger seu comércio contra fraudes

5 melhores práticas para proteger seu comércio contra fraudes

Nos últimos anos, o número de fraudes tem aumentado muito devido à rapidez das mudanças dentro do ambiente organizacional, e, muitas vezes, os control

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Tempo de Leitura: 3 minutos

Nos últimos anos, o número de fraudes tem aumentado muito devido à rapidez das mudanças dentro do ambiente organizacional, e, muitas vezes, os controles internos não conseguem acompanhar essa velocidade, contribuindo para a elevação das práticas ilícitas e dificultando o combate a fraude. Por essa razão, é essencial aderir a determinadas ações de proteção contra fraudes no seu comércio.

As empresas perdem cerca de 5% do seu faturamento, por ano, devido a fraudes — de acordo com a Association of Certified Fraud Examiners, chegando a US$ 3 trilhões em todo o mundo. Isso é muito preocupante, principalmente para pequenas organizações, que correm o risco de fechar suas portas.

Existem, no entanto, vários cuidados que devem ser tomados a fim de evitar transtornos no seu comércio. Neste artigo, você vai conhecer as seguintes medidas:

  • Manter controles internos para evitar irregularidades contábeis.
  • Contratar um serviço de consulta ao CNPJ.
  • Tentar garantir o pagamento à vista.
  • Fornecer nota fiscal.
  • Confirmar os dados dos clientes.

Acompanhe!

1. Manter controles internos para evitar irregularidades contábeis

É de responsabilidade da área financeira monitorar as receitas e os gastos de uma empresa. Fraudes contábeis podem acontecer devido a erros operacionais ou, até mesmo, em razão de irregularidades intencionais. Isso é muito perigoso para as finanças do seu negócio e pode prejudicar o crescimento da sua empresa.

Sonegações de impostos, manipulação das demonstrações contábeis e desfalques financeiros são algumas das fraudes mais comuns em organizações. Quando as contas não fecham, é necessário ter o auxílio de auditores internos e externos para conseguir identificar erros ou fraudes e fazer um cronograma contendo avaliações periódicas.

2. Contratar um serviço de consulta ao CNPJ

É muito importante contratar um serviço de análise de crédito e consulta ao CNPJ do cliente. A busca por esses serviços facilitará suas vendas e será uma proteção contra fraudes para seu comércio. Pelo fato de o cliente estar ciente de que está sujeito a essas consultas, no momento da compra a prazo, não ocorrerá nenhum inconveniente.

3. Tentar garantir o pagamento à vista

Sempre, na realização de uma venda, negocie para que o pagamento seja feito à vista. Caso o cliente não possa realizar a compra dessa forma, tente convencê-lo a pagar, pelo menos, uma parte do valor no ato da compra.

Assim, você ficará mais garantido quanto à venda e também evitará o pagamento de taxas de cartão de crédito, caso o cliente opte por usar essa modalidade para a finalização da transação.

4. Fornecer nota fiscal

Jamais venda sem emitir nota fiscal, afinal, isso é ilegal! Ao fornecer a nota, você estará mais seguro caso precise acionar o cliente.

Muitas empresas ainda não atendem às exigências da legislação, apesar de todas as facilidades que a tecnologia proporciona. Tal conduta, no entanto, gera multas, que causam impacto no faturamento da organização.

5. Confirmar os dados dos clientes

Antes da venda, não se esqueça de analisar se as informações fornecidas pelo cliente procedem. Para isso, solicite dois documentos originais a fim de comparar os dados, além de solicitar as referências pessoais e comerciais.

Lembre-se sempre de manter atualizadas e completas as informações que permitem verificar se o comprador é legítimo — alguns dados, como endereço, telefone, idade e outros de ordem pessoal, podem ajudar a evitar fraudes.

Em síntese, os controles internos e as práticas citadas neste artigo são meios de proteção contra fraudes para seu comércio e possibilitam a confiabilidade dos seus registros contábeis. Além disso, existem regras e normas a fim de coibir a prática de fraudes e evitar prejuízos financeiros na sua organização.

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