HomeHistórico Veicular

Fim da burocracia na transferência de veículos entre pessoas físicas

Fim da burocracia na transferência de veículos entre pessoas físicas

Tempo de Leitura: < 1 minuto

É o fim da ida ao cartório para a pessoa física transferir um veículo! Não haverá mais necessidade de reconhecer firma em cartório, assinar contrato em papel e esperar alguns dias para que a transferência seja realizada.

O governo criou uma solução para acabar com a burocracia na compra e venda de veículos usados entre pessoas físicas. A transferência será feita pelo celular, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

O vendedor do veículo acessa o aplicativo, informa o CPF do comprador e faz a assinatura digital. O comprador recebe a notificação e repete o processo. Essa opção digital deverá estar disponível a partir de 24 março. E para utilizá-la será necessário ter um cadastro no portal gov.br.

A solicitação cai direto no sistema do governo federal. Daí, basta levar o veículo para vistoria no Detran local, que continua sendo obrigatória, e concluir a transferência. O interessado deverá estar em dia com as taxas e multas do veículo.

Esse sistema facilitará a vida do proprietário de veículo que já tenha documentação digital, os carros que saíram de fábrica ou que foram transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021. Não tem a ver com o ano de fabricação, e sim com a última transferência. Se você comprou um veículo seminovo ou usado depois dessa data, ele já está digitalizado. Para carros zero, a digitalização é automática, no momento em que sai da fábrica.

O modelo digital permite que a pessoa física transfira digitalmente a documentação de um veículo que está vendendo para uma loja de carros, mas a loja tem que estar integrada ao Registro Nacional de Veículos em estoque, o Renave.

Para mais informações sobre cadastrar sua loja no Renave, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em ajudar!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0