HomeHistórico Veicular

Fiscalização do RENAVE inicia em São Paulo

Fiscalização do RENAVE inicia em São Paulo

Tempo de Leitura: 2 minutos

Desde 20 de janeiro de 2025, o DETRAN-SP fiscaliza o RENAVE para veículos usados, digitalizando e formalizando as transferências. A adoção é obrigatória, com penalidades para não cadastrados. O sistema RENAVE acelera transferências e combate fraudes. Leia a matéria completa...

RENAVE: Benefícios de cadastrar sua loja de veículos
RENAVE: Tire suas dúvidas sobre a ferramenta
Tempo de Leitura: 2 minutos

Iniciou-se em 20/01/25 (segunda-feira) a fiscalização do registro de transferência de veículos usados, o RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque), pelo DETRAN-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo). A medida tem como objetivo formalizar, digitalizar e diminuir a burocracia de entrada e saída de veículos, oferecendo mais segurança para vendedores e clientes.

Sobre o RENAVE

O RENAVE estabelece procedimentos para registro e controle de compra, venda, entrada e saída de veículos nos estabelecimentos e reúne informações como: vistorias, débitos, gravames e bloqueios que impedem sua regularização junto ao Detran e à Senatran. Também elimina burocracias morosas, acelera a transferência do veículo e, além disso, garante a segurança do consumidor contra fraudes e débitos ocultos.

Criado em 2020, o sistema se tornou obrigatório para veículos zero km em 2021 e agora também se aplica a carros usados nos seguintes estados: Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Paraná e São Paulo.

No Estado de São Paulo, a obrigatoriedade da adoção ao sistema teve início em 1º de outubro de 2024 e sua fiscalização no dia 20 de janeiro. Cerca de 3.000 lojas estão na fila para o cadastro no sistema enquanto outras 2.500 ainda não deram início ao processo, segundo o DETRAN.

Multa e penalização

O DETRAN é responsável pelo monitoramento diário dos cadastros e adesão ao sistema. Estabelecimentos que não deram início ao processo de cadastramento estão sujeitos a multa gravíssima no valor de R$ 293,47 por veículo não registrado. Além da multa, estas empresas podem se deparar com dificuldades na concessão de financiamentos, visto que as instituições financeiras exigem garantias.

Em resumo, o RENAVE contribui para a eficiência e segurança nos registros de veículos, proporcionando maior transparência, menos burocracia e isentando a empresa de multas. A Rede Cred Auto oferece uma ferramenta que torna todo esse processo ainda mais prático e intuitivo: conheça o AutoRenave!

Como funciona essa ferramenta?

O AutoRenave foi desenvolvido, sobretudo, para agilizar a transferência de propriedade dos veículos junto aos órgãos competentes. Sem burocracias e dispensando a necessidade de procurações e reconhecimento de firmas. Ele oferece, com segurança, as operações necessárias para a inserção, transferência e venda de veículos no estoque RENAVE. Além disso, a ferramenta é fácil de usar, possibilitando que você realize todas as operações pelo celular.

O AutoRenave é, inegavelmente, um marco na modernização do mercado de veículos usados em São Paulo, proporcionando uma experiência totalmente digital e segura. Regularize a sua empresa agora mesmo! Entre em contato com nosso time e contrate o AutoRenave.

avatar taina valente
Taina Valente - Rede Cred Auto

Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Com mais de seis anos de experiência nas áreas de Analista de Marketing e Community Manager, tenho como objetivo fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente criando comunidades engajadas. Sou apaixonada por planejar e executar campanhas relevantes e que promovam um crescimento mútuo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0