Uma das estratégias mais relevantes para uma empresa que lida diretamente com os seus consumidores é a construção de um relacionamento confiável. A re
Uma das estratégias mais relevantes para uma empresa que lida diretamente com os seus consumidores é a construção de um relacionamento confiável. A relação se inicia desde o primeiro contato e se estende pelo processo de negociação, até o momento de cadastro de clientes.
Por isso, é importante não só fechar o negócio, mas fidelizar e encantar o consumidor com seus produtos e com a qualidade do seu atendimento.
Neste artigo, você vai saber:
- Como funciona o cadastro de cliente.
- Qual é a importância dessa ferramenta de gerenciamento.
Como funciona o cadastro de cliente?
Em geral, é necessário implementar ferramentas informatizadas para que a gestão dos dados cadastrados seja mais precisa e acessível para as equipes de vendas. Devem fazer parte do registro informações básicas como:
- O nome
- O endereço
- O e-mail
- O telefone para contato
O registro do endereço de e-mail e telefone é importante para estabelecer um canal de comunicação, em caso de necessidade. Além disso, é criada uma lista de destinatários para os quais você pode enviar promoções e/ou novidades.
Como o registro dos pedidos e o envio das notas para pagamentos costumam ser feitos por meio de um sistema, o histórico de todas as transações também ajuda a identificar os clientes inadimplentes.
Qual é a sua importância?
Esse é um fator, muitas vezes, deixado de lado mas que merece grande atenção por parte dos gestores. Entre as principais vantagens, está a capacidade de direcionar os esforços de marketing para obter melhores resultados.
Estabelece um canal de comunicação
O feedback dos clientes é fundamental para conhecer a performance dos produtos e serviços, além de possibilitar a implementação de mudanças positivas no seu negócio. Afinal, para continuar evoluindo, é preciso se adaptar às mudanças do mercado e fazer com que os atuais clientes continuem comprando.
Logo, a equipe de vendas deve estar preparada para atender às necessidades de compradores com base no seu registro e histórico de compras. Com tais informações, é possível direcionar promoções, produtos e novidades para aqueles que, realmente, têm interesse.
Permite a segmentação de clientes
Antes de criar uma empresa, uma das principais tarefas é a análise do mercado e a identificação do público. Uma dica é utilizar a segmentação da base de clientes de acordo com critérios específicos. Confira alguns exemplos:
- Comportamentais
- Demográficos
- Econômicos
- Geográficos
Seguindo tal proposta, o cadastro é dividido de acordo com os perfis de interesse e são desenvolvidas práticas que atendam às necessidades de cada um dos grupos.
Favorece o cumprimento dos prazos
No comércio, com frequência, o pagamento de um pedido está atrelado ao recebimento da mercadoria. Portanto, o cumprimento dos prazos garante a liquidez do negócio e o fluxo contínuo de receitas.
Contudo, caso os pagamentos não sejam quitados de acordo com o programado, o banco de dados serve como uma fonte de informação. Dessa forma, é possível aplicar estratégias de cobrança e reduzir a inadimplência.
Destacar-se no mercado exige um conhecimento profundo das demandas do consumidor. O cadastro de clientes é uma solução para esse desafio, permitindo que as empresas evoluam com a oferta de produtos e/ou serviços personalizados.
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