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Experiência de compra: conheça os 4 fatores mais importantes

Experiência de compra: conheça os 4 fatores mais importantes

Tempo de Leitura: 3 minutos

Na maioria dos casos, sabemos que, na hora de adquirir um novo produto, a experiência de compra na loja pode contar como um fator muito importante para a decisão do consumidor, não é? Um passo em falso no atendimento, por exemplo, pode colocar por água abaixo a chance de fidelizar um cliente.

Pensando na importância de garantir uma experiência agradável, separamos algumas informações que são fundamentais nesse processo. Neste texto, você vai saber:

  • Como prestar um atendimento de excelência
  • Por que investir na qualidade da venda é tão importante.
  • O que fazer depois que a compra for efetivada.

Confira!

1. Investir em um atendimento de excelência

Geralmente, o primeiro contato com a loja é por meio do atendimento. Portanto, é crucial que esse processo seja bem-feito, já que é um dos cartões de visitas mais fortes de qualquer empresa.

Se o cliente tiver uma experiência ruim — seja porque as suas necessidades não foram atendidas, seja porque não foi bem tratado — pode ser que ele nunca mais volte ao local e, pior, ainda informe a outros potenciais consumidores sobre o péssimo atendimento.

Por isso, investir em um atendimento de excelência é fundamental, não só para receber bem os clientes, mas também como forma de ampliar esse contato (estendendo-o até o pós-venda).

2. Capacitar os colaboradores

Capacitar os seus colaboradores para lidar com os diversos tipos de clientes é uma estratégia essencial para melhorar a experiência de compra. Dessa forma, eles serão capazes de transmitir a segurança que o consumidor precisa para realizar o negócio.

Além do mais, é imprescindível que os seus funcionários saibam comunicar, de forma clara e adequada, a mensagem que a sua empresa deseja transmitir — afinal, o cliente é o motivo da existência do seu negócio, certo? Por isso, nada de deixá-lo esperando pelo atendimento! Isso porque esse deslize pode gerar um mal-estar e provocar a sensação de que ele não teve a atenção merecida.

3. Prezar pela qualidade e transparência

Outro ponto fundamental que deve ter a atenção total dos gerentes diz respeito à decisão de compra: será que os produtos oferecidos são de qualidade mesmo? De acordo com uma pesquisa feita pela Fecomércio em parceria com o Instituto Ipsos para identificar alguns hábitos de compra, 77% dos entrevistados dizem que levam a qualidade em consideração, antes de fecharem o negócio.

Pensando nisso, é muito importante que você avalie bem o que está sendo ofertado antes definir o discurso da venda. Abaixar o preço para mascarar a qualidade vai trazer um efeito muito negativo para a reputação da empresa (mesmo que em longo prazo) — por isso, se o produto apresenta algum pequeno defeito, é imprescindível prezar pela transparência e deixar o consumidor ciente dessa condição.

4. Acompanhar o pós-venda

Como salientamos no primeiro tópico, o atendimento continua mesmo após a venda ter sido efetuada. Inclusive, o cuidado deve ser dobrado, pois é nesse momento em que a fidelização é concretizada.

Nesse sentido, um bom primeiro passo é garantir que esse relacionamento continue. Além do mais, as redes sociais e os e-mails são excelentes ferramentas para manter o contato, então, por que não utilizá-las a seu favor? Passada uma semana, pergunte se o consumidor está satisfeito ou, até mesmo, ofereça algumas dicas que estejam relacionadas à sua compra.

Ah! Também é importante incentivar o cliente a dar um feedback sobre a experiência de compra que teve em seu estabelecimento. Assim, você fica ciente de quais pontos está mandando bem e de quais precisam ser melhorados. Caso receba um feedback negativo, agradeça a sinceridade, peça desculpa e ofereça alguma vantagem para compensar o que falhou.

Temos certeza que esse texto foi bem esclarecedor sobre o processo de experiência de compra. Quer continuar vendo esse tipo de conteúdo? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as atualizações!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

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