HomeInadimplência

Como funciona e por que usar a ferramenta Credit Riskscoring?

Como funciona e por que usar a ferramenta Credit Riskscoring?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Para a maioria, obter crédito é um processo dificultoso, visto que é necessário ter um bom comportamento financeiro e, consequentemente, ter um score positivo. Entenda por score, a pontuação que ajuda a avaliar se o consumidor possui um desempenho positivo com suas finanças, sem dívidas e sendo um bom pagador.

Pois saiba que não só os compradores passam por essa análise: as empresas também possuem score e são avaliadas. Nesse caso, existe uma ferramenta que auxilia muito nesse processo, a Credit Riskscoring.

Pensando nas funcionalidades desse dispositivo, nós separamos as principais informações que você precisa saber sobre ele. Neste texto você vai ver:

  • O que é essa ferramenta.
  • O que ela oferece e quais são seus benefícios.

Confira!

O que é Credit Riskscoring?

O Credit Riskscoring é uma ferramenta desenvolvida pelo Serasa Experian para analisar o score de empresas. Ele é um sistema criado com a mais alta tecnologia de crédito e estatística de informações.

O dispositivo é capaz de mensurar se uma empresa pode ser inadimplente em certo período de tempo. A previsão é feita em um prazo de seis meses. O Credit Riskscoring consegue, inclusive, analisar até o comportamento financeiro dos administradores e sócios da companhia.

O que essa ferramenta oferece?

Ela consegue disponibilizar aos interessados, a pontuação do risco que o empreendimento tem de ser inadimplente. Para isso, ela realiza uma averiguação das principais informações da empresa, como o cálculo do risco, dados cadastrais e de comportamento etc.

O sistema também permite que o interessado escolha as companhias por meio da relação de risco e retorno, além de oferecer a maiorias dos episódios negativos da empresa, ou seja, falência, dívidas vencidas com outras instituições, concordata, entre outros.

Quem é analisado?

Quase todas as empresas que estão no mercado podem ser avaliadas pela ferramenta. Lembrando que o sistema, geralmente, utiliza 3 variáveis para classificá-las: cadastrais, negativas e comportamentais.

Como funciona a avaliação das companhias?

O Credit Riskscoring possui um sistema que separa as empresas de acordo com a sua pontuação. A escala utilizada é de 1 a 1.000, dividida em 17 faixas diferentes, sendo as 3 últimas consideradas default.

Portanto, elas ficam responsáveis por representar os empreendimentos com 100% de chances de serem inadimplentes. É importante ressaltar que quanto maior for a pontuação do empreendimento, menor é o risco dela ser devedora.

Quais são os benefícios dessa ferramenta para quem utiliza?

O sistema pode oferecer uma série de vantagens, principalmente por ser um importante componente para auxiliar a diminuir os problemas com empresas com histórico inadimplente.

Contudo, além disso, ele tem as seguintes vantagens: dar acesso à classificação de crédito de uma empresa, medir precisamente o risco de inadimplência, auxiliar na implementação das políticas de crédito, ajudar na geração de uma cartela de clientes baseadas em risco e retorno e diminuir as perdas de crédito.

Bem, temos certeza que o conteúdo deste texto sobre a ferramenta Credit Riskscoring é bem útil para entender como ela funciona e o motivo de usá-la. Está precisando realizar uma análise de crédito de alguma empresa? Que tal dar uma olhada no que a Rede Cred Auto oferece? Nós temos o serviço certo para o que você precisa!

Maylan Moreno - Rede Cred Auto

Publicitária. Analista de Marketing na Rede Cred Auto. Escrevo sobre otimização do financeiro de uma empresa, mercado de tecnologia e automotivo no geral.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0